Da Redação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) anunciou que "mobilizará mais de 950 policiais militares para a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 9 e 16 de novembro, em 57 municípios de Mato Grosso".
A Sesp evidencia:
A Operação Eneme 2025 atuará em três etapas. A primeira é a escolta das provas durante a distribuição para o interior de Mato Grosso, que começou na quinta-feira (6.11). O segundo é o policiamento nos locais das provas. Por terceiro e último, os militares realizarão a escolta reversa das provas, após a aplicação do exame.
Em Mato Grosso, 80.429 pessoas estão inscritas para fazer o Enem. As provas serão aplicadas em 217 locais distribuídos por 57 municípios.
Nos dias de aplicação, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle na sede da Sesp, que reunirá representantes das forças de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal, além de setores da iniciativa privada que prestam serviços de energia, telefonia, entre outros, para assegurar o bom funcionamento das operações.
De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o programa Vigia Mais MT terá papel fundamental no acompanhamento e monitoramento da aplicação das provas.
“Teremos o acompanhamento em tempo real, com apoio do programa Vigia Mais MT, que será fundamental para garantir a aplicação das provas sem intercorrências. Com a participação de todos os órgãos em um só local, podemos discutir as demandas e buscar soluções imediatas caso ocorra algum problema nas escolas ou em seu entorno”, afirmou o secretário adjunto.
No primeiro domingo de aplicação (9), os candidatos farão as provas nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo (16), será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2026.
Com Willian Silva/Sesp-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Deputada vítima de assédio: Assembleia Legislativa divulga nota e medidas
Operação da Polícia Civil derruba facção criminosa no interior
Governo de MT sorteia 25 mil ingressos para corrida da Stock Car
Denúncia: PF investiga organização criminosa em Terra Indígena
Governo anuncia US$ 100 mi para alavancar agricultura familiar
ICMS: em debate, Sefaz analisa reduzir perdas nos municípios
Alerta: Defesa Civil reforça cuidados no período de chuvas intensas
Toda a vida que há em nós: um despertar para os sentidos!
Pesquisa aponta que endividamento recua, mas inadimplência volta a subir
Imposto de Renda 2026: entre o avanço da justiça fiscal e o desafio da complexidade tributária