Da Redação
“Essa audiência foi convocada justamente para dar voz a um setor que cresce, gera empregos e movimenta a economia, mas que ainda enfrenta muitos desafios quando o assunto é legalidade e sustentabilidade. O que estamos fazendo aqui hoje é escutando. Ouvindo os mineradores, o pequeno produtor, o trabalhador da ponta. Eles precisam ser incluídos nesse processo de regulamentação e valorização da mineração, e isso só é possível quando a Assembleia sai da capital e se coloca à disposição para construir soluções juntos”, asseverou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi.
A pontuação ocorreu durante "audiência pública que reuniu lideranças locais, mineradores, autoridades e representantes de órgãos de fiscalização" - que analisou as demandas do setor de mineração - em Peixoto de Azevedo.
Assessoria acrescenta:
Com forte presença da comunidade local e a participação de outros quatro parlamentares, o encontro marcou um passo importante no diálogo sobre a regularização e o futuro da atividade mineradora no estado.
Durante a reunião, também estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e de entidades ligadas ao setor. O clima foi de diálogo aberto, com espaço para críticas, sugestões e cobranças. “A mineração tem tudo para ser o próximo agronegócio de Mato Grosso. Mas para isso, precisamos caminhar juntos, dar segurança jurídica para quem trabalha, garantir respeito ao meio ambiente e gerar desenvolvimento com responsabilidade”, defendeu o parlamentar.
Outro ponto destacado por Max Russi foi a importância da educação voltada ao setor. Ele apresentou o projeto Educa Mineração, Lei Ordinária Nº 12.727/2024 de sua autoria, que busca levar para as escolas informações sobre o papel da mineração na vida das pessoas e na economia. “Tudo que a gente usa, do celular ao microfone dessa audiência, tem algo da mineração. E é por isso que precisamos falar sobre isso com clareza e sem preconceito, mostrando para as novas gerações a importância dessa atividade”, disse.
A audiência conquistou o objetivo que era reforçar não só a importância econômica da mineração para a região de Peixoto de Azevedo, mas também o compromisso da Assembleia Legislativa em garantir que esse crescimento aconteça com diálogo, legalidade e respeito ao meio ambiente.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação integrada de MT e RO apreende 900 kg de cocaína
Cientistas desenvolvem testes para detecção de metanol em bebidas
Justiça: paciente com TEA tem direito a tratamento multidisciplinar
Economia: estudo aponta queda do preço da cesta básica
MP e MPF pedem à ANEEL revisão e veto a novas usinas
CNU 2025: saiba quais documentos são aceitos em locais de prova
Presidente do TCE confirma avanço das obras do BRT
Acusado de agressão: PC prende homem por ameaçar ex-esposa
Adulteração de bebidas: MP alerta bares e restaurantes sobre riscos
MPF: Estado promete usar estudo para instalação de hidrelétricas no Rio Cuiabá