Da Redação
Por meio de nota, o Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso - SINDSPPEN-MT, informa que busca a Justiça - via "ação civil pública para suspender consignados de sindicalizados durante apuração de irregularidades".
Nota na íntegra:
Diante das denúncias de irregularidades em empréstimos consignados, o Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso (SINDSPPEN-MT) ingressou com Ação Civil Pública para suspender todos os contratos de empréstimos consignados de seus filiados. A medida foi tomada após a equipe jurídica do sindicato identificar valores irregulares sendo descontados no holerite de um policial penal sindicalizado. A ação busca proteger direitos, exigindo a suspensão imediata dos descontos até a conclusão das investigações.
Os dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) comprovam a urgência da ação. Servidores chegam a ter até 90% dos salários comprometidos por descontos ilegais - mais que o dobro do limite legal de 35%. Enquanto o governo estadual forma uma força-tarefa com Procon-MT, Ministério Público e CGE, e a Secretaria de Planejamento suspende novos empréstimos via MTCard.
"Optamos pela suspensão, não apenas revisão, dos contratos até a apuração total. Nossa equipe jurídica já detectou fraude de desconto no holerite de um policial penal e atuaremos para reparar todos os prejuízos", afirmou Lucivaldo Vieira de Sousa, secretário geral e diretor jurídico em exercício do SINDSPPEN-MT. "Esta ação não protege apenas nossos sindicalizados, mas sinaliza a necessidade de mudanças em todo o sistema de consignados no estado", concluiu.
A iniciativa do sindicato estabelece um precedente jurídico relevante para toda a administração pública, reforçando a necessidade de transparência e controle efetivo sobre operações que envolvem vencimentos de servidores.
Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso - SINDSPPEN-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização