Da Redação
"A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou no domingo (4), a autorização para o início das obras de reforma e revitalização da Igreja e da Paróquia Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade. A ordem de serviço ocorreu durante o encerramento da tradicional festa da Guia, que neste ano completou 158 anos, mesma idade da cidade, que celebra seu aniversário no próximo dia 15 de maio" - pontua.
Via Comunicação, ressalta ainda que:
Com investimento de R$ 1.763.578,55 oriundos de recursos próprios do Município, a obra representa um marco na preservação do patrimônio imaterial da cidade. De acordo com a prefeita, os valores foram economizados com planejamento e gestão responsável, voltados especialmente para ações que reforçam a identidade cultural e religiosa da população.
“Hoje estamos dando a ordem de serviço da revitalização e reforma de toda a paróquia não somente da igreja, que vai oferecer uma estrutura melhor para todos os católicos, devotos de Nossa Senhora da Guia. A igreja precisa com urgência dessa reforma e, com muita fé, conseguimos economizar e tornar real esse grande presente para o povo de Várzea Grande”, destacou a prefeita, emocionada.
Para o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, a restauração representa um compromisso com a memória coletiva da cidade. “É uma obra esperada há anos. Vamos restaurar a fachada, pontos estruturais e espaços fundamentais para que os paroquianos possam realizar suas atividades com mais dignidade e segurança. Essa paróquia é um símbolo vivo da fé do nosso povo”.
O pároco da igreja, padre Valdésio, reforçou o valor simbólico da ação. “Nossa Senhora da Guia está na gênese de Várzea Grande. A cidade nasceu em torno dessa devoção. Cultura é o que fica daquilo que se esquece e a cultura religiosa está impregnada na alma do povo várzea-grandense. Manter essa igreja viva é manter viva a nossa fé, a nossa história”.
A reforma contemplará o salão paroquial, banheiros, área externa coberta, revitalização do coreto, obras de paisagismo no entorno, novo calçamento e revisão completa das instalações elétricas e hidráulicas além de reforma completa da igrejinha. “Com a ação do tempo e a falta de manutenção pelas gestões anteriores, o espaço religioso aguardava há décadas pela requalificação”, completou o secretário Cleiton Santana.
Construída em 1892, a Igreja de Nossa Senhora da Guia foi tombada pelo patrimônio histórico artístico e cultural por meio da portaria 09 de 1998.
FIÉIS CELEBRAM A REFORMA - Mais do que um templo religioso, a Igreja Nossa Senhora da Guia é um espaço de comunhão e vivência espiritual para a população. O rei da festa, Tiago Dias da Silva, destacou o papel acolhedor da paróquia: "A igreja abriga grupos de oração, atividades de catequese, movimentos pastorais e encontros comunitários que fortalecem a fé e a convivência entre gerações. A imagem de Nossa Senhora da Guia ocupa lugar de destaque no altar e nos corações dos fiéis, como símbolo de proteção materna e devoção”.
A rainha da festa, Maria Madalena Figueiredo, também enalteceu a importância do investimento feito. “A reforma, além de resgatar um patrimônio histórico, reafirma o compromisso da atual gestão com a valorização da cultura, da fé e das raízes do povo de Várzea Grande”.
Moradora da cidade e devota de longa data, Zilda Aparecida Barbieri se emocionou com a notícia. “Nossa Senhora da Guia é tudo para nós, aqui de Várzea Grande. Todos os anos participamos com muita fé e louvor. Ela já realizou muitos milagres em nossas vidas. A reforma da igreja é um verdadeiro presente para toda a comunidade”.
Nascida e criada na Avenida Couto Magalhães, no coração da cidade, Maria Benedita de Arruda falou sobre o significado da obra: "Reformar a casa da nossa mãe é um gesto de amor e fé. Nossa Senhora da Guia é a protetora de Várzea Grande, é tudo para nós. A procissão carrega nossos pedidos, agradecimentos e esperanças. Hoje, eu vim agradecer por tudo que ela já fez na minha vida. A reforma é importante porque mantém viva a nossa fé e a nossa história”.
Após a assinatura, a prefeita seguiu acompanhando a multidão de fiéis na tradicional procissão pelas ruas da cidade, em um dos momentos mais emocionantes da programação religiosa em homenagem à padroeira. O cortejo conduziu a imagem de Nossa Senhora da Guia, acompanhado por moradores, integrantes da Guarda Municipal que fizeram a segurança do trânsito, e representantes de várias paróquias vizinhas, rumo à celebração da missa e à quermesse no Centro Pastoral Padre Aldacir.
“Nossa Senhora me guia, protege, me dá sabedoria. É minha mãezinha do céu. E agora vamos fazer algo grande, por ela e por todos os fiéis”, acrescentou Flávia Moretti durante a procissão.
Com Rafaela Maximiano/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ: negar devolver dinheiro transferido por engano gera dano moral
57ª Expoagro: TRE destaca ações para ampliar cadastro biométrico
Aviso TJ: comarca abre processo seletivo para credenciamento de psicólogos
PF desmantela tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro
Prévia do PIB cai pela 1ª vez no ano e mostra recuo de 0,7% em maio
TJ condena instituição de ensino superior por erro em certificado
Saúde mental como pilar do emagrecimento saudável
Enquanto Alguém Passa Fome, Nenhum de Nós Está Realmente Bem
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro
Levantamento do Estado: Mato Grosso se consolida liderança nacional