Gino Paulucci Jr
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem se tornado um tema central para a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas e sociais. A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de preservar recursos naturais, impulsionam de forma significativa a transformação das atividades econômicas.
A indústria se insere nesse contexto, pois ela precisa buscar um equilíbrio entre o crescimento econômico, a proteção ambiental e o bem-estar social, com profunda influência na forma de sua operação e como é avaliada perante o mercado.
Isso envolve a implementação de práticas e processos industriais, que minimizem o desperdício de recursos naturais, reduzem a emissão de poluentes e resíduos, e promovem a eficiência energética, todas essenciais para a competitividade, a prosperidade e a longevidade das empresas.
A sustentabilidade tem impulsionado a inovação tecnológica. Empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções voltadas para a descarbonização através da diminuição do consumo de energia, a adoção de materiais sustentáveis, o reuso, bem como a reciclagem.
As máquinas e equipamentos estão se tornando cada vez mais eficientes e diminuindo os custos operacionais a longo prazo, tem seu ciclo de vida ampliado, com possibilidades de manutenção pela troca de peças e partes, uso de tecnologias como a eletrificação em detrimento da combustão, com significativa redução nas emissões dos gases de efeito estufa.
Através da inovação, economia circular e responsabilidade social, o setor está se transformando para atender às demandas para a existência da humanidade.
A indústria, por meio de uma Agenda de Sustentabilidade, participará dessa transformação mundial com foco no Desenvolvimento Sustentável aliado à preservação do meio ambiente, ao progresso socioeconômico e político, em conjunto com governos e a sociedade civil.
Nesse sentido, a ABIMAQ e o IPDMAQ trouxeram este tema para o ABIMAQ Inova 2024, considerado o principal evento de tecnologia e inovação do setor de máquinas e equipamentos, cujos principais protagonistas são as próprias empresas que apresentam suas iniciativas a título de cases, para que outras empresas possam se inspirar e ter como referência para criação de seus próprios projetos.
O tema do evento foi "Tecnologias para uma Indústria Sustentável" e contou com a participação da jornalista especializada em meio ambiente, Rosana Jatobá, que mediou assuntos relativos à energia e transição energética, descarbonização, economia circular, tecnologias 4.0 para sustentabilidade, que nortearão a indústria de Máquinas e Equipamentos frente a este desafio e cheios de oportunidades.
*Gino Paulucci Jr é engenheiro, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre regras da terceirização de serviços de saneamento básico
Cuiabá conquista Selo Ouro por qualidade da transparência pública
IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012
Crescimento de um negócio: networking, marketing digital e inovação
Agroindústrias terão R$ 546,6 bilhões em investimentos até 2029
Tribunal de Contas alerta sobre pacto na Saúde e cobra ações do Governo
Promotor Rodrigo Fonseca lidera lista tríplice para comandar MP
A Influência da IA e as Experiências Personalizadas
Polícia Federal derruba grupo acusado de crimes eleitorais no Estado
Os impactos da Inteligência Artificial nos julgamentos do CARF