Gino Paulucci Jr
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem se tornado um tema central para a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas e sociais. A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de preservar recursos naturais, impulsionam de forma significativa a transformação das atividades econômicas.
A indústria se insere nesse contexto, pois ela precisa buscar um equilíbrio entre o crescimento econômico, a proteção ambiental e o bem-estar social, com profunda influência na forma de sua operação e como é avaliada perante o mercado.
Isso envolve a implementação de práticas e processos industriais, que minimizem o desperdício de recursos naturais, reduzem a emissão de poluentes e resíduos, e promovem a eficiência energética, todas essenciais para a competitividade, a prosperidade e a longevidade das empresas.
A sustentabilidade tem impulsionado a inovação tecnológica. Empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções voltadas para a descarbonização através da diminuição do consumo de energia, a adoção de materiais sustentáveis, o reuso, bem como a reciclagem.
As máquinas e equipamentos estão se tornando cada vez mais eficientes e diminuindo os custos operacionais a longo prazo, tem seu ciclo de vida ampliado, com possibilidades de manutenção pela troca de peças e partes, uso de tecnologias como a eletrificação em detrimento da combustão, com significativa redução nas emissões dos gases de efeito estufa.
Através da inovação, economia circular e responsabilidade social, o setor está se transformando para atender às demandas para a existência da humanidade.
A indústria, por meio de uma Agenda de Sustentabilidade, participará dessa transformação mundial com foco no Desenvolvimento Sustentável aliado à preservação do meio ambiente, ao progresso socioeconômico e político, em conjunto com governos e a sociedade civil.
Nesse sentido, a ABIMAQ e o IPDMAQ trouxeram este tema para o ABIMAQ Inova 2024, considerado o principal evento de tecnologia e inovação do setor de máquinas e equipamentos, cujos principais protagonistas são as próprias empresas que apresentam suas iniciativas a título de cases, para que outras empresas possam se inspirar e ter como referência para criação de seus próprios projetos.
O tema do evento foi "Tecnologias para uma Indústria Sustentável" e contou com a participação da jornalista especializada em meio ambiente, Rosana Jatobá, que mediou assuntos relativos à energia e transição energética, descarbonização, economia circular, tecnologias 4.0 para sustentabilidade, que nortearão a indústria de Máquinas e Equipamentos frente a este desafio e cheios de oportunidades.
*Gino Paulucci Jr é engenheiro, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas