Da Redação
"Eleitores e eleitoras que passaram pela seção 1153, localizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, puderam liberar a urna eletrônica com a própria biometria para o registro do voto no Teste de Integridade. Realizado paralelamente à votação do 2º turno das Eleições Municipais de 2024, neste domingo (27.10), o teste consistiu na conferência dos resultados de 1.776 votos que foram inseridos em urna de lona e, posteriormente, digitados na urna eletrônica. Ao todo, foram escolhidas/sorteadas seis seções para a realização do Teste de Integridade e três para o Teste de Autenticidade" - ressalta o Tribunal Regional Eleitoral.
Via Comunicação - acrescenta:
Jacinta Benevides Martins Viegas foi uma das eleitoras a participar, liberando o voto com a biometria. “Eu acho muito importante essa participação para a segurança da votação eletrônica. Eu acho interessante, para comprovar que realmente funciona o voto, e que tem celeridade e, dessa forma, podemos votar para melhorar e ter um bom resultado”.
Mario Marcio de Arruda, apesar de não ter liberado o voto com a biometria, quis saber mais sobre o Teste de Integridade e ver de perto como funciona. “Achei bastante interessante, participativo, então, acredito que temos que participar. Eu acredito na segurança da urna eletrônica, é um processo muito válido, temos que ter essa tranquilidade de que o resultado vai ser realmente válido, aceito e reconhecido por todos, inclusive por quem administra a cidade”.
O teste é todo filmado e transmitido ao vivo pelo canal do TRE-MT no YouTube. Uma empresa de auditoria externa acompanha todo o procedimento, além da equipe da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal, e entidades fiscalizadoras. O Teste de Integridade também pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada, no local de votação, na Arena Pantanal.
As cédulas de votação foram preenchidas por eleitores e eleitoras convocados pela Justiça Eleitoral, na cerimônia de escolha/sorteio das seções que tiveram as urnas submetidas ao teste, realizada no sábado (26.10), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Após a inserção dos votos, as urnas de lona foram lacradas e só foram abertas neste domingo (27.10), para a realização do Teste de Integridade.
O presidente da CAVE, juiz Alexandre Elias Filho, explicou que o teste nada mais é que a conferência dos votos de papel inseridos na urna de lona e que foram digitados nas urnas eletrônicas escolhidas para este fim. “O que nós fazemos é conferir estes dados e eles conferem, porque a urna eletrônica não erra. O que pode ocorrer é o erro humano de digitação, assim como já ocorreu com eleitores que digitaram o número do candidato ou candidata errado, até por isso a Justiça Eleitoral recomenda e permite que seja levada uma colinha com o número do candidato anotado. Todo o Teste de Integridade é auditado e filmado, então, é um processo totalmente seguro e transparente”.
Sobre as seções
Para o Teste de Integridade foram escolhidas/sorteadas as seguintes seções com respectivas Zonas Eleitorais: Seções 1153 (com biometria) e 0838 da 1ª Zona Eleitoral; Seção 0702 da 39ª Zona Eleitoral; Seção 0067 da 51ª Zona Eleitoral; e Seções 0126 e 0239 da 55ª Zona Eleitoral. Já para o Teste de Autenticidade foram escolhidas as seguintes seções eleitorais: 0414 e 0060 da 39ª Zona Eleitoral e 0108 da 51ª Zona Eleitoral. Clique aqui para conferir a lista completa com os nomes dos locais de votação.
No Teste de Autenticidade, minutos antes da votação, nas seções eleitorais, autoridades e entidades fiscalizadoras conferem se as urnas selecionadas na véspera possuem os sistemas eleitorais oficiais devidamente instalados.
Com Nara Assis/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas
PM barra adolescente com cestas básicas de facção criminosa
Estado anuncia concurso para Fiscal de Tributos; salário de R$ 33 mil
Governador inaugura Hospital Central do Estado; gestão do Einstein
TJ manda indenizar motorista de app por defeito em veículo
7 anos do caso Mariana Ferrer: audiência viciada X dignidade como regra de decisão
Após apelo de senador, Congresso promulga PEC dos Professores
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026
PC prende acusado de violência contra bisavó de 93 anos
Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro