Da Redação
O Ministério Público Eleitoral tem se posicionado no campo das Eleições - com ações que também visam assegurar a continuidade de programas já implementados em atuais gestões - prática que já se aplicou em relação à Cuiabá e que se estende ao interior de Mato Grosso.
O MPMT pontua Carta Compromisso firmada no interior - no campo da primeira infância.
Recentemente, na Capital, o MPMT solicitou aos candidatos a prefeito que mantenham a Secretaria da Mulher - idealizada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro.
Cenário em Colniza - de acordo com o Ministério Público:
Os dois candidatos a prefeito em Colniza (a 1.065km de Cuiabá) assinaram Carta Compromisso com a Primeira Infância perante o Ministério Público Eleitoral, na última quarta-feira (2).
No documento, Milton Souza Amorim (União) e Siwal Sant Ana Soares (PL) se comprometeram, se eleitos, a adotar uma série de medidas em benefício das crianças de zero a seis anos de idade no Município. A formalização desse pacto foi uma deliberação da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).
O Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e da Juventude do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) fez a articulação junto às promotorias de Justiça do estado. Conforme o documento encaminhado pelo CAO, a primeira infância é a principal fase da vida do ser humano, que vai de zero aos seis anos de idade, incluindo a gestação. E é justamente nessa fase que se estabelecem 90% das conexões cerebrais, que contribuem decisivamente para formar pessoas saudáveis, produtivas e participantes da sociedade.
Entre os compromissos assumidos pelos candidatos estão garantir os seguintes direitos: pré-natal adequado e de qualidade às gestantes, com pelo menos sete consultas; saúde e imunização completa às crianças em unidades de saúde próximas da residência; nutrição e alimentação de qualidade em casa e na escola; acesso à creche (de 0 a 3 anos) e à pré-escola (de 4 e 5 anos) de qualidade e perto da residência; transporte escolar, água potável e esgotamento sanitário, entre outros.
Com Comunicação MPMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas
PM barra adolescente com cestas básicas de facção criminosa
Estado anuncia concurso para Fiscal de Tributos; salário de R$ 33 mil
Governador inaugura Hospital Central do Estado; gestão do Einstein
TJ manda indenizar motorista de app por defeito em veículo
7 anos do caso Mariana Ferrer: audiência viciada X dignidade como regra de decisão
Após apelo de senador, Congresso promulga PEC dos Professores
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026
PC prende acusado de violência contra bisavó de 93 anos
Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro