Por Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa
De janeiro a julho de 2024, Mato Grosso se consolidou como o quarto maior estado exportador do Brasil, responsável por 9,31% do total das exportações nacionais. Se considerarmos somente produtos agropecuários, Mato Grosso é o líder nacional, com 29,95%. Esse desempenho reflete a qualidade dos produtos mato-grossenses, especialmente no setor agroindustrial, e o trabalho conjunto de instituições estaduais, com destaque para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que tem atuado fortemente na promoção comercial internacional do estado.
Os principais setores exportadores, como os complexos de soja, algodão, milho e carne bovina, tiveram um desempenho significativo, contribuindo para o superávit na balança comercial de Mato Grosso e do Brasil. Esses produtos, juntamente com outros itens dos setores agroindustrial e mineral, mantiveram sua relevância no mercado internacional. Entre os principais destinos das exportações mato-grossenses, entre janeiro e julho deste ano, destacam-se a China (41%), Tailândia (5%), Turquia (4,8%), Espanha (4,2%) e Indonésia (3,9%), com a China sendo o maior comprador, absorvendo uma parcela expressiva das exportações do estado.
O governo de Mato Grosso, sobretudo através de ações coordenadas pela SEDEC e com o apoio de entidades como o SEBRAE MT e representantes de segmentos relacionados ao comércio exterior, tem se empenhado em ampliar a inserção internacional dos produtos do estado. Em 2024, Mato Grosso terá presença destacada em feiras internacionais como a Expocruz na Bolívia, de 20 a 29 de setembro, a Expoalimentaria no Peru, de 25 a 27 de setembro, e a China International Import Expo (CIIE) na China, de 5 a 10 de novembro. Esses eventos são fundamentais para fortalecer a visibilidade dos produtos mato-grossenses, diversificar mercados, agregar valor às cadeias produtivas e atrair investimentos estrangeiros para o estado.
A expansão das exportações é fundamental para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Com uma produção agrícola e pecuária diversificada e competitiva, o estado está bem posicionado para continuar crescendo no cenário internacional. A participação em feiras internacionais e outras ações estratégicas são essenciais para garantir que os produtos de Mato Grosso alcancem novos mercados, agregando valor à economia estadual e gerando benefícios para toda a sociedade.
Esse movimento de internacionalização, aliado a uma política eficaz de promoção comercial, continuará a posicionar Mato Grosso como um dos líderes nas exportações brasileiras, projetando sua força produtiva e capacidade inovadora globalmente.
Por Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa, Professor da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, Palestrante, PhD pela Universität Hohenheim (Alemanha).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Várzea Grande: Janaína Riva destaca pioneirismo da Casa de Sarita
TRE: Federações Partidárias registram 1.431 candidatos em Mato Grosso
TJ avisa: falsa decisão é usada para aplicar golpes em produtores rurais
Fecomércio articula derrubada de projeto que altera normas no ramo farmacêutico
TJ manda banco restituir e indenizar idosa vítima de golpe financeiro
Operação Guincho da PF desarticula grupo de transporte de drogas
Megaoperação da PF derruba esquema de extração ilegal de ouro em MT
Inteligência artificial: precisamos temer?
Inadimplência e Endividamento: Um desafio coletivo e a necessidade de educação financeira
Nota Abit: aumento dos juros pode comprometer recuperação econômica