Por Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa
De janeiro a julho de 2024, Mato Grosso se consolidou como o quarto maior estado exportador do Brasil, responsável por 9,31% do total das exportações nacionais. Se considerarmos somente produtos agropecuários, Mato Grosso é o líder nacional, com 29,95%. Esse desempenho reflete a qualidade dos produtos mato-grossenses, especialmente no setor agroindustrial, e o trabalho conjunto de instituições estaduais, com destaque para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que tem atuado fortemente na promoção comercial internacional do estado.
Os principais setores exportadores, como os complexos de soja, algodão, milho e carne bovina, tiveram um desempenho significativo, contribuindo para o superávit na balança comercial de Mato Grosso e do Brasil. Esses produtos, juntamente com outros itens dos setores agroindustrial e mineral, mantiveram sua relevância no mercado internacional. Entre os principais destinos das exportações mato-grossenses, entre janeiro e julho deste ano, destacam-se a China (41%), Tailândia (5%), Turquia (4,8%), Espanha (4,2%) e Indonésia (3,9%), com a China sendo o maior comprador, absorvendo uma parcela expressiva das exportações do estado.
O governo de Mato Grosso, sobretudo através de ações coordenadas pela SEDEC e com o apoio de entidades como o SEBRAE MT e representantes de segmentos relacionados ao comércio exterior, tem se empenhado em ampliar a inserção internacional dos produtos do estado. Em 2024, Mato Grosso terá presença destacada em feiras internacionais como a Expocruz na Bolívia, de 20 a 29 de setembro, a Expoalimentaria no Peru, de 25 a 27 de setembro, e a China International Import Expo (CIIE) na China, de 5 a 10 de novembro. Esses eventos são fundamentais para fortalecer a visibilidade dos produtos mato-grossenses, diversificar mercados, agregar valor às cadeias produtivas e atrair investimentos estrangeiros para o estado.
A expansão das exportações é fundamental para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Com uma produção agrícola e pecuária diversificada e competitiva, o estado está bem posicionado para continuar crescendo no cenário internacional. A participação em feiras internacionais e outras ações estratégicas são essenciais para garantir que os produtos de Mato Grosso alcancem novos mercados, agregando valor à economia estadual e gerando benefícios para toda a sociedade.
Esse movimento de internacionalização, aliado a uma política eficaz de promoção comercial, continuará a posicionar Mato Grosso como um dos líderes nas exportações brasileiras, projetando sua força produtiva e capacidade inovadora globalmente.
Por Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa, Professor da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, Palestrante, PhD pela Universität Hohenheim (Alemanha).


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC prende investigado acusado de enganar mulheres em MT
Orçamento 2026 de R$ 40 bilhões do Estado: debate na AL
Governo diz que vai concluir trecho estratégico do Contorno Leste
Enem 2025: inscritos autodeclarados indígenas crescem 89%, desde 2022
Homem é condenado a 19 anos por crime com requintes de crueldade
Justiça mantém prisão de homem acusado de arrastar mulher na rua
Operação da PC derruba esquema para direcionar contratações
Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso
O aposentado com AIDS tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Tribunal de Contas alerta sobre acúmulo de aposentadoria e pensão