Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral reforça que "teve início, na segunda-feira (13.05), a segunda edição da Campanha Nacional de Registro Civil (Registre-se)" - lembrando que "promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a iniciativa conta com a participação do TRE-MT e vai até sexta-feira (17.05)".
Por meio da Comunicação, o TRE detalha:
O objetivo é promover a ampliação do acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis em todo o país. Em Mato Grosso, a etnia indígena bakairi é contemplada pela ação, que ocorre na Escola Indígena Municipal José Pires Uluco, na terra indígena Pakuera, em Paranatinga, o que elimina a distância de aproximadamente 100 km da localidade até a sede do cartório da 57ª Zona Eleitoral, por exemplo.
Além disso, em Cuiabá, há o atendimento realizado na Penitenciária Central do Estado (PCE), das 8h às 17h, para pessoas encarceradas. Pelo TRE-MT, a atividade é desenvolvida por meio da 39ª Zona Eleitoral. Nos dois locais, os serviços oferecidos são impressão de títulos eleitorais, emissão de certidões, regularização de débitos e orientações em geral. Os demais serviços não são possíveis em função do fechamento do Cadastro Eleitoral, ocorrido no dia 08 de maio.
A campanha integra o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e dos Tribunais de Justiça, por meio das corregedorias-gerais.
A abrangência da campanha é notável, tendo já beneficiado mais de 100 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade em todo o país. Durante a semana de 13 a 17 de maio, o público-alvo da campanha terá acesso, além dos serviços eleitorais, à emissão da 2ª via de certidão de casamento e nascimento, Carteira de Identificação Nacional e CPF.
Além do TRE-MT, são parceiros da iniciativa a Polícia Federal (PF), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Receita Federal, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec), Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso (Arpen-MT), Fundação Nova Chance, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), além de cartórios de Cuiabá e Paranatinga, e servidores das prefeituras de Paranatinga e Cuiabá.
Com Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração
PF: operação desmantela tráfico de entorpecentes em MT
Estatuto do Pantanal: o que muda para o produtor rural com a nova legislação
O combate começa pela prevenção