• Cuiabá, 17 de Maio - 00:00:00

Prefeitura de VG alerta crianças e adolescentes sobre dengue


Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande informa as ações que visam o combate à dengue - com foco nas atividades preventivas para crianças e adolescentes. 

O Executivo municipal ressalta: 

O mês de abril ainda predomina o período chuvoso e os cuidados com a dengue precisam ser redobrados. Para chamar a atenção a essa questão - de saúde pública - as crianças e adolescentes que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estão sendo motivadas a desenvolver ações de combate ao mosquito.

E para reforçar esse aprendizado, o grupo de teatro de fantoches, da Secretaria de Educação, está visitando os polos para mostrar a importância na limpeza da casa, e dos trabalhos que as crianças e adolescentes devem fazer para ajudar neste combate.

Nesta semana foi a vez das crianças e adolescentes do polo Jardim Esmeralda receberem a visita dos bonecos para uma divertida apresentação. Eles não só assistiram como participaram de toda a dinâmica promovida pelos atores. “As crianças amaram o espetáculo e se comprometeram em ajudar a combater o mosquito da dengue.  A prevenção de doenças é tema discutido em nossos encontros, mas com certeza as informações reproduzidas pelos bonecos reforçam ainda mais essa lição diária e que deve ser praticada por todos nós”, destacou a orientadora social, Renita Borges.

De forma lúdica os atores ensinam que água parada em recipientes de plantas ajudam na proliferação do mosquito e que ter o local seco, pode ser uma atribuição feita por elas, desde que os vasos não sejam tão pesados, e se forem a utilização de areia também é uma alternativa a ser aplicada.

“É preciso que nossos participantes se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela, porém é preciso que esses ensinamentos sejam feitos de forma leve e de fácil entendimento. São crianças e ainda não têm maturidade para entender determinados assuntos, mas de forma lúdica e divertida, eles conseguem memorizar e acabam sendo multiplicadores, em suas casas e entre os membros da família”, destacou a coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda.

A coordenadora lembra que as crianças são curiosas e aprendem de forma mais tranquila, por isso, nas dinâmicas feitas pelo grupo de teatro de fantoche, todos os detalhes são utilizados, e as crianças interagem com os personagens.

Parceria

A secretaria de Assistência Social tem contado com a parceria das Secretaria de Saúde, Defesa Social e Educação, Cultura, Esporte e Lazer em diversas ações promovidas nas unidades sociais do município, e essa contribuição tem sido de suma importância nos trabalhos desenvolvidos pela pasta.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destaca como é importante manter essas parcerias e desta forma estimular o aprendizado, não só para as crianças, mas para toda a comunidade em geral que tem essa obrigação no combate a dengue e, em outras doenças transmitidas pelo mosquito. "O nosso compromisso, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também é de formar bons cidadãos, por isso toda a contribuição e parceria é sempre bem vinda”.

 

Com Secom/VG




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: