Da Redação
"Mato Grosso é o Estado que mais avançou seu cadastro biométrico de eleitores no primeiro bimestre de 2024", ressalta o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
O TRE disponibilizou mais informações. Confira:
O levantamento foi apresentado em Brasília pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral (JE), ministro Raul Araújo. Durante reunião com todos os corregedores eleitorais do país, o ministro elogiou o desempenho do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso como um exemplo a ser seguido para ampliar a segurança do processo de identificação dos eleitores, assim como uma forma de garantir o próprio exercício do voto.
“Nós temos orientado as Zonas Eleitorais de todo o Estado a realizarem mutirões nos locais mais distantes, a dialogar com a imprensa, para que a população seja atendida agora, de forma confortável e rápida. É um esforço de toda Justiça Eleitoral que tem dado resultado. Somente no primeiro bimestre, ou seja, antes do carnaval, que historicamente tem uma baixa procura de serviços públicos, conseguimos cadastrar mais de 50 mil eleitores biometricamente. Isso representa novos 2,27% do nosso eleitorado cadastrado”, destacou a desembargadora Corregedora Eleitoral de Mato Grosso, Serly Marcondes.
Atualmente o Estado possui 82,96% dos eleitores cadastrados biometricamente. Nacionalmente, dos 156,1 milhões de eleitores, 81,55% estão com deus dados biométricos cadastrados. No relatório em que o ministro se baseou durante a reunião, Mato Grosso cadastrou biometricamente 1% de eleitorado no mês de janeiro.
Ele foi seguido por Maranhão com 0,76%, Espírito Santo com 0,71%, Roraima com 0,65% e Minas Gerais com 0,60%. Já no mês de fevereiro o Estado cadastrou 1,17% de seu eleitorado, seguido novamente por Maranhão, com 0,79%, Espirito Santo com 0,78%, Amazonas com 0,75% e Alagoas com 0,69%.
Além do acompanhamento do cadastro biométrico, a reunião teve a presença do Comitê Nacional do PopRuaJud (Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo foi alinhar os trabalhos para que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso à cidadania por meio do alistamento eleitoral.
“Estamos trabalhando mudanças no cadastro eleitoral que relativas visam ampliar o acesso desses cidadãos ao título de eleitor. Essas alterações estão relacionadas à indicação de endereço e à isenção de multas eleitorais”, comentou o ministro.
O atendimento humanizado foi outro ponto destacado pelo ministro. Uma nova edição do PopRuaJud deve ser realizada no mês de abril, ou seja, antes do fechamento do cadastro eleitoral.
Com Daniel Dino/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mais de 140 mil ainda não sacaram o PIS/Pasep; veja quem tem direito
PM barra festa de facção e prende grupo em flagrante no interior
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
2026: Estado divulga índices definitivos de rateio do ICMS
Natal: espírito do tempo e sua influência na Política
Planejamento para empresas em 2026, o que os balanços dizem sobre o seu ano?
Governo anuncia investimento de R$ 69 mi para recuperação de asfalto
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas