Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) destaca que "irá ceder 41 urnas eletrônicas para as eleições da Reitoria e Vice-reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ocorrerão no dia 06 de março".
O TRE considera que "o funcionamento das urnas e outras informações a respeito dos equipamentos foram apresentadas à Comissão Eleitoral da Universidade, na quarta-feira (28)".
Por meio da Comunicação, o TRE acrescenta:
A reunião foi conduzida pelo chefe da Seção de Voto Informatizado, Julceir Reginaldo Ramos, na sala da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais (CSE) do TRE-MT, que repassou detalhes como a emissão da zerézima, dinâmica da votação, lista de eleitores, demonstração da votação na urna, leitor de identificação do eleitor, entre outras. Além das 41 urnas de seções eleitorais, serão cedidas 20 de contingência, que são utilizadas caso alguma apresente falha técnica.
É importante ressaltar que O TRE-MT apenas faz o empréstimo e a preparação das urnas para a votação, ou seja, o processo eleitoral é regido pela UFMT. “Antigamente, a gente chamava de Eleição Parametrizada, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mudou e hoje chamamos de Eleição da Comunidade. O TRE prepara e fornece as urnas para a Comissão Eleitoral, que é responsável pelo processo e pelos cuidados com os equipamentos.
Após o pleito, também é responsabilidade da Comissão Eleitoral devolver as urnas. Nesse encontro, conseguimos mostrar como funcionam o sistema, a urna, como ela está configurada, é uma simulação da eleição para que eles vejam toda a configuração da urna, as telas de votação, conferir se está tudo ok”, explicou o chefe da Seção de Voto Informatizado do TRE-MT.
O representante docente na Comissão Eleitoral da UFMT, Maelison Neves, agradeceu ao Tribunal por disponibilizar as urnas eletrônicas. “Este é um momento muito importante, a urna eletrônica é o método mais confiável para apurar a decisão de uma grande comunidade, como é o caso da UFMT, com quatro locais de votação, sendo em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças. Viemos aqui acertar os últimos detalhes técnicos e compreender como vai funcionar o processo, para que não haja nenhuma intercorrência e a gente consiga rapidamente apresentar o resultado para a comunidade”.
A segurança e confiabilidade da urna eletrônica também foi destacada pelo representante dos estudantes na Comissão Eleitoral da UFMT, Wesley da Mata. “Nós, da UFMT, reconhecemos que a urna eletrônica é a modalidade mais segura de voto, por isso nós buscamos o TRE. A UFMT já tem um histórico, desde 1992, em ser pioneira em realizar o processo da consulta informal, que não é pelos conselhos, é pelas entidades, é pela comunidade acadêmica. E o TRE, fazendo essa cessão das urnas para nós, garante esse processo democrático”.
Para a representante dos técnicos da UFMT na Comissão Eleitoral, Geny Solange da Luz frisou a importância de contemplar os três segmentos na participação da organização do processo eleitoral. “A parceria com o TRE-MT representa a seguridade, confiabilidade e credibilidade. Buscamos que esta eleição tenha a participação completa de todos que compõem a UFMT e o apoio que nós estamos recebendo da Justiça Eleitoral garante que a nossa eleição terá lisura”.
Após a verificação e confirmação de todas as informações necessárias pela Comissão Eleitoral, o TRE-MT dará início à preparação das urnas, que devem ser entregues na sexta-feira (29.02). As eleições para Reitoria e Vice-reitoria, que contam com quatro chapas, devem ter a participação de mais de 20 mil pessoas, entre técnicos e técnicas, docentes, dissentes, pós-graduandos e pós-graduandas, graduandos e graduandas. Quatro chapas estão em disputa neste pleito.
Com Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração