Da Redação
Os juízes Rodrigo Roberto Curvo, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Lídio Modesto da Silva Filho e José Luiz Leite Lindote foram eleitos pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, novos desembargadores pelo critério de merecimento.
Em sessão - hoje (19), o TJ também confirmou para as novas vagas "os juízes Jorge Luiz Tadeu Rodrigues e Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo pelo critério de antiguidade".
O Estado nomeou - conforme o Portal FolhaMax, "o advogado Hélio Nishiyama como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT)".
Ele liderou a lista tríplice pelo Quinto Constitucional.
O TJMT assinala mais informações:
Na mesma sessão, o Pleno também definiu os advogados Hélio Nishiyama, Flaviano Taques e Abel Sguarezi como os três representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) que integraram a lista tríplice para acesso ao cargo de desembargador (a), na vaga destinada ao 5º Constitucional, observando o artigo 94 da Constituição Federal e o artigo 5º do Regimento Interno da Corte.
Na sessão administrativa do Tribunal Pleno, os desembargadores presentes proferiram nominalmente seus votos. Com a votação, a lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado, Mauro Mendes, para apreciação e escolha do novo (a) desembargador (a) - (já confirmado).
Por meio da Lei complementar nº 661/2020, o número de vagas de desembargadores do TJMT aumentou de 30 para 39. Das nove vagas criadas, sete foram para ascensão de juízes de carreira, sendo quatro vagas por merecimento e três por antiguidade.
Em sessão administrativa ocorrida em 26 de novembro de 2023, duas vagas de desembargador pelo critério de antiguidade foram preenchidas por Graciema Ribeiro de Caravellas (já aposentada) e Sebastião de Arruda Almeida. Em dezembro do ano passado, o promotor de justiça Marcos Regenold Fernandes foi nomeado pelo governador Mauro Mendes para ocupar a vaga destinada ao 5º Constitucional, após integrar a listra tríplice do Ministério Público Estadual.
Posse
A sessão solene de posse dos novos oito desembargadores ocorrerá na próxima quarta-feira (21 de fevereiro), às 14h30.
Com Celly Silva/Comunicação TJMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Inmet emite alerta de tempestade para sete estados hoje e amanhã
Prefeitura destaca avanços no atendimento às pessoas com deficiência
PIB cresce 0,9% no 3º trimestre, puxado por serviços e indústria
Gaeco mira agentes públicos acusados de ligação com facção criminosa
Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha
Quem tem mais de 75 anos pode continuar na ativa?
O risco de um retrocesso social com a alteração das regras do salário-mínimo
Carga tributária cresce, mas desigualdades regionais se acentuam
Inteligência Artificial: transformação de dados em ações estratégicas
Dino libera retomada do pagamento de emendas parlamentares suspensas