Max Lima
Em inglês é conhecido como “Holiday Heart Syndrome”, aqui no Brasil como “Síndrome do coração pós feriado”.
Mas o que é isso? É uma condição que geralmente surge em pessoas aparentemente saudáveis e sem histórico de doença cardíaca após uso excessivo de bebidas, comidas e até outras substâncias pós-feriado complicando o ritmo cardíaco.
Essa síndrome foi descoberta em 1978, quando um pequeno estudo correlacionou a ocorrência de uma alteração do ritmo cardíaco (mais comum taquiarritmia supraventricular, fibrilação atrial, taquicardia atrial paroxística (160 a 200 batimentos por minuto), flutter atrial e extrassístoles ventriculares. Ainda pode ocorrer sim a morte súbita cardíaca por conta da sobrecarga que o coração sofre ao longo dos dias de festividades.
A Síndrome do Coração Pós-Feriado geralmente ocorre nos finais de semana, feriados prolongados, Natal, Ano Novo e Carnaval, onde ocorre o consumo desenfreado do álcool.
Assim que a pessoa volta à normalidade de vida a tendência é que a alteração cardíaca também e normalize. Mas vale o alerta, caso não se normalize é muito importante que procure um médico cardiologista para não ser pego de surpresa.
A recomendação é que você opte por levar um estilo de vida mais leve e sem depender de álcool para se divertir, priorizando assim, a sua qualidade de vida.
Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. CRMT 6194.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TRE alerta: mais de 107 mil títulos são cancelados em MT
Polícia Civil mira estelionato milionário contra jogadores de futebol
TCE diz que Governo pode dividir licitações de obras em lotes
Ata do Copom prevê fim das altas e Selic em 15% ao ano por mais tempo
Palmares: Operação do Gaeco desmantela facção criminosa
PC derruba desvios de mais de R$ 20 mi em cargas de soja e milho
Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em vários estados
As férias podem ser consideradas como tempo especial?
Reforma Tributária e os desafios para empresas do Simples Nacional
Nota: PF avisa que assumirá atribuições relacionadas a CACs