Beatriz Santos
A adoção dos modelos de trabalho híbrido e remoto mudou a forma de gerenciamento das equipes, especialmente quando falamos da área de TI. Um levantamento da Mercer Brasil, apontou que 63% dos entrevistados consideram que o formato aumentou a rotatividade de pessoal, o que ainda é agravado pela falta de mão de obra qualificada. Além disso, os gestores relatam dificuldades com comunicação, colaboração, treinamento e engajamento de novos funcionários.
Neste cenário, uma saída para as empresas é optar pela terceirização, principalmente quando falamos da área de TI. Relatório da Statista mostra que esse mercado deve alcançar US$ 425,19 bilhões até 2026, e que 64% das empresas já terceirizam o setor de tecnologia.
Esse modelo permite a contratação de profissionais altamente qualificados, com expertise nas mais diversas tecnologias, oferecendo soluções mais eficientes e econômicas para as organizações. Além disso, não há necessidade de investimentos em treinamentos e certificações, já que as empresas fornecedoras desses especialistas contam com equipes multidisciplinares capacitadas e atualizadas regularmente.
Outro problema que a terceirização ajuda a resolver na gestão do trabalho remoto é a redução de custos com recrutamento, seleção e encargos que geram despesas enormes para empresas devido à alta rotatividade. Também permite uma melhor previsibilidade financeira – geralmente os custos são fixos – e flexibilidade, contemplando o aumento ou a diminuição do contrato conforme a demanda.
Em uma equipe de trabalho remota ou híbrida, manter a coesão dos times e uma forte cultura empresarial também são tarefas desafiadoras. As equipes terceirizadas atuam como departamentos internos dedicados aos objetivos e à missão dos clientes, alinhando-se à cultura da empresa.
Gerenciar uma força de trabalho híbrida ou remota apresenta desafios únicos para uma organização. Ao aproveitar a terceirização como uma extensão do negócio, a gestão pode superar essas dificuldades e, ao mesmo tempo, reduzir custos, aumentar a eficiência e garantir o funcionamento das operações.
Um serviço terceirizado pode oferecer comunicação eficaz, garantir a segurança dos dados, permanecer fiel à cultura da empresa e ajudar a atingir as metas de desempenho. Adotar esse modelo como uma solução permite que as empresas prosperem em um ambiente de trabalho dinâmico, impulsionando a produtividade, a inovação e o sucesso a longo prazo.
Beatriz Santos é diretora da Blend IT.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro