• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

Nós queremos a paz, diz presidente do TRE que alerta sobre estratégia de segurança


Regina Botelho

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) anunciou que "a segurança está pronta para atuar no 2º turno das Eleições 2022".

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, tem reiteradamente alertado que o 2º turno eleitoral contará com o mesmo quadro de forças de segurança, ou seja, quase 7 mil policiais atuando no período e no dia das eleições.

A estratégia visa garantir o mesmo campo de "eleições seguras"  conferidas no 1º turno eleitoral em Mato Grosso. 

Em razão da polarização extrema no período, a Justiça Eleitoral também conta com tática de monitoramento - além de instrumentos que podem ser facilmente acessados pelo cidadão para fazer denúncias.  

Confira as informações divulgadas pelo TRE:

Os ajustes do planejamento da segurança para o 2º turno das Eleições 2022, que ocorrerá no próximo domingo (30.10), foram concluídos na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), nesta quinta-feira (27.10).

O efetivo de 6.800 profissionais de segurança utilizado no 1º turno está mantido, além do emprego de viaturas, aeronaves, embarcações, entre outros meios de locomoção, e de drones.

O planejamento seguirá a mesma atuação do dia 02 de outubro, inclusive com relação ao encaminhamento de pessoas suspeitas de crimes eleitorais à Polícia Federal. Nos municípios em que não há sede da PF, elas serão levadas às delegacias de Polícia Civil.  

A expectativa é que a tranquilidade do 1º turno, que transcorreu sem nenhuma intercorrência significativa, se repita no 2º. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, reafirmou a confiança na população e nas forças de segurança.

“Nós queremos a paz, tivemos a experiência do primeiro turno, que foi tranquilo, e esperamos que assim seja no próximo domingo também. Confiamos no nosso povo ordeiro, e tenho certeza que com todos nós a frente no cumprimento desse planejamento de segurança, isso ocorrerá e o direito ao voto será resguardado”.

A participação de todos os órgãos do GGI foi destacada pelo coordenador do GGI e juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Bruno D’Oliveira Marques. “Agradeço a todos que estão conosco, desde a primeira reunião, atuando de forma integrada, em torno de um mesmo objetivo. Essa força demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido”.

O GGI

O Gabinete de Gestão Integrada, instituído pela Portaria 102/2022, é constituído por dois representantes do TRE-MT, Procuradoria Regional Eleitoral, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Marinha Brasileira, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Guarda Municipal de Várzea Grande, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (SEMOB), Fundação Nacional do Índio (Funai), Energisa, empresas de telecomunicação, entre outros.

A última reunião do GGI também contou com as participações do promotor chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Danilo Nunes Vasconcelos; o coordenador de Polícia Judicial da Justiça do Trabalho, Willians Barreto Kauffman; e o procurador substituto Ricardo Pael Ardenghi, representando o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson; e do procurador chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Amaury Reis Fernandes Filho.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: