Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) voltou a alertar sobre a propagação de fake news que atacam a Justiça Eleitoral.
Isso porque circulam nas redes sociais - especialmente em grupos de WhatsApp - mentiras sobre eventual votação que tiraria votos do presidente Jair Bolsonaro.
Confira, de acordo com a Comunicação do TRE:
A Justiça Eleitoral vem esclarecendo que é falsa a afirmação de que “Seu voto é cancelado quando você vota só para presidente e anula para os demais cargos. Quando é assim, seu voto para presidente da República não é computado”.
Essa desinformação está circulando principalmente no WhatsApp e vem sendo combatida pela Justiça Eleitoral. O Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, esclarece que a urna eletrônica contabiliza de forma independente o voto digitado em cada cargo eletivo como determina a Lei das Eleições.
“Importante eleitor ficar atento a esse tipo de desinformação, porque não passa de boato. Na verdade, se trata de uma fake news muito antiga, que não tem cabimento. Desde 2018, que essa notícia falsa está confundindo muita gente. Quero esclarecer que cada voto é um voto. O fato de uma pessoa votar nulo, para determinado cargo eletivo não interfere na escolha para outro cargo”, destacou.
Esclarecimento do TSE
O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.
Veja na íntegra a mensagem falsa que circula no WhatsApp:
“Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral, no próximo dia 7. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto. Repassem a todos”.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Indústria dobra uso da IA, mas será que a infraestrutura está pronta?
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Justiça manda indenizar passageiro após acidente com ônibus
Dívida não paga: TJ nega bloqueio de CNH e cartões de crédito
As portas que atravessamos...
Mais de 140 mil ainda não sacaram o PIS/Pasep; veja quem tem direito
PM barra festa de facção e prende grupo em flagrante no interior