Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) anunciou que "fará o monitoramento, por meio de drones, de locais de votação e eventuais pontos suspeitos de ocorrência de crimes eleitorais".
O TRE ressalta que "trata-se de uma ação cooperativa entre a Polícia Federal e forças de segurança estadual e municipal. Uma turma com mais de 30 agentes de segurança está sendo capacitada pela Polícia Federal para operar os drones".
O treinamento teve início no último dia 12 de agosto, com a parte teórica. A atividade prática será realizada até o final deste mês.
“Nós montamos uma estrutura de inteligência para combater os crimes eleitorais. Estamos trabalhando muito para garantir um pleito transparente e limpo. O uso de drones certamente vai facilitar uma atuação mais rápida das forças policiais contra aqueles que não respeitarem a legislação eleitoral, além da maior produção de provas para os processos”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
Para o oficial de inteligência que atua na coordenação da Câmara Técnica de Inteligência instalada no TRE-MT, Diogo Amorim, a agilidade entregue pelos drones será um ponto determinante durante o período eleitoral. “O uso de Drones nas eleições 2022 em Mato Grosso é mais um avanço nos esforços para garantir um pleito eleitoral seguro e transparente. Essa tecnologia, utilizada como ferramenta pela Inteligência, visa auxiliar as forças de segurança através do monitoramento dos locais de votação, na prevenção e repressão de eventuais crimes eleitorais. Além disso, fornecerá em tempo real consciência situacional para às autoridades”.
O planejamento da Justiça Eleitoral é contar com mais de 50 drones em todo o estado. Os equipamentos são capazes de identificar pessoas a mais de 100 metros de distância, sem que os alvos percebam o efetivo monitoramento por parte da força policial.
Com Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado