Da Redação
“O curso vai permitir o entendimento do processo do registro de candidaturas, auxiliando na formatação dos pedidos de registro que serão direcionados para julgamento ao Tribunal, afastando o cometimento dos erros mais comuns e assegurando segurança jurídica ao procedimento. Este lançamento ocorre em prazo suficiente para a capacitação daqueles que participarão direta ou indiretamente das Eleições 2022, considerando o termo inicial para a realização das convenções partidárias, a partir do próximo dia 20 de julho”.
A análise foi assinalada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha - hoje (28) - durante lançamento pelo órgão do Curso de Registro de Candidatura para as Eleições 2022, que está disponível gratuitamente por meio do ensino à distância (EAD), como reforça a Justiça Eleitoral.
O TRE observa que o curso é direcionado a partidos, candidatos, advogados, servidores e demais interessados na temática eleitoral e que queiram obter um amplo conhecimento sobre os aspectos técnicos e jurídicos do registro de candidaturas nas Eleições Gerais 2022.
Durante a solenidade de lançamento do curso, o presidente do TRE-MT destacou a importância do curso e "pediu a todos que direta ou indiretamente atuam com o registro de candidatura, que aproveitem a oportunidade para aprimorar o conhecimento e garantir que o processo transcorra sem intercorrências".
Mais informações, segundo o TRE:
O Curso, que é gratuito e conta com uma carga horária de 30 horas-aula, já se encontra disponível para o recebimento de inscrições no Portal de Ensino a Distância da Escola Judiciária Eleitoral deste TRE (eadeje.tre-mt.jus.br).
“A Escola é parceira dessa iniciativa porque entendemos a sua extrema importância para o aprimoramento do processo relativo ao registro de candidatura. Espero que os cursistas aproveitem ao máximo todo o conteúdo que foi elaborado de forma didática e completa. A Escola emitirá certificado para todos que concluírem o curso”, ressaltou a diretora da EJE, Ana Cristina Silva Mendes.
Entre os assuntos relevantes sobre o Registro de Candidaturas, e que serão abordados no curso estão: convenções partidárias, sistema CANDex, documentos que o candidato deve apresentar; divulgação das candidaturas, processamento do pedido de registro, elaboração da ata de convenção dos partidos, preenchimento do cadastro, envio/entrega dos registros, quantidade de candidatos que podem ser registrados por cada partido, a possibilidade de os partidos indicarem pessoas para as vagas remanescentes não preenchidas dentro do prazo, a maneira de se proceder diante da necessidade de substituições de candidatos e o percentual mínimo de vagas reservadas para cada sexo.
Ao término da solenidade de lançamento, o presidente do TRE fez uma ressalva. “O conteúdo do curso não vincula a decisão dos Relatores e, muito menos, a decisão a ser proferida pelo Tribunal em cada caso concreto, cabendo aos advogados dos Candidatos, dos Partidos, das Coligações ou das Federações, dentro de suas competências legais, orientar os candidatos e as agremiações partidárias”.
Serviço
O TRE disponibilizou o link: Acesse aqui.
Com Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado