• Cuiabá, 13 de Setembro - 2025 00:00:00

Tribunal de Justiça tem melhor desempenho em governança entre 22 instituições


Da Redação

O Tribunal e Justiça de Mato Grosso (TJMT) inforam que "obteve o melhor desempenho entre as 22 organizações estaduais avaliadas em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para verificar o nível de governança na gestão das aquisições".

O TJMT destaca que "foram avaliadas instituições dos três Poderes da Administração Estadual e o TJMT se destacou em vários dos itens".

Segue mais informações - conforme a Comunicação do TJMT:

O desempenho do Judiciário nos índices foi de 55,64% de Governança e Gestão das Aquisições, 66,51% Gestão, 65,83% Mecanismo Pessoas, 68,62% Mecanismo Processos, 77,53% Mecanismo Controle, Governança - I-Governança (40,19%), Mecanismo Estratégia/Planos - i-Estratégia/Planos (41,70%) e Mecanismo Sistemas/Conhecimento - i-Sistemas/Conhecimento (62,86%) e, finalmente, no índice Mecanismo Liderança (20,92%).

O levantamento ainda identificou eventuais vulnerabilidades de cada instituição e fez sugestões de melhorias a serem adotadas. O resultado do Relatório Técnico Preliminar representa o reconhecimento do Tribunal de Contas à eficiência da governança e da gestão das aquisições no Poder Judiciário de Mato Grosso.

Em relação, por exemplo, ao item Liderança e Pessoas, o levantamento buscou verificar a adoção das práticas de avaliação da estrutura de recursos humanos da gestão de aquisições, a fim de verificar se os recursos humanos estão em quantidade e com a qualificação adequada às suas atribuições; definição de competências, atribuições e responsabilidades para as pessoas e setores envolvidos na gestão das aquisições; execução de processo de seleção dos dirigentes e dos ocupantes de funções relevantes considerando as competências necessárias para as atividades previamente estabelecidas; e existência de código de ética implantado, divulgado e monitorado.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: