Da Redação
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso - assim como já se posicionou o Ministério Público estadual (MPE), destaca alerta sobre as medidas contra a pandemia do coronavírus - e cita o cenário de explosão de novos casos em Mato Grosso - além da seara da síndrome gripal que também tem ceifado vidas.
"Poder Judiciário reforça, tanto para o público interno quanto externo, a necessidade de se manter todas as orientações dos órgãos de saúde no intuito de minimizar os riscos de contágio pelo Coronavírus e da gripe".
Confira mais informações sobre o alerta do Tribunal de Justiça, conforme a Comunicação do TJMT:
O alerta se deve ao fato de que dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) na quinta-feira (6) revelaram que novos casos de Covid-19 voltaram a disparar em Mato Grosso e nesta sexta-feira (7), o expediente forense foi retomado pelos órgãos de Primeiro e Segundo Graus de Jurisdição.
Segundo o boletim epidemiológico da SES-MT, nas últimas 24 horas, o Estado registrou 1.209 infectados pela doença e duas mortes provocadas pelo Coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Estado está em torno de 50%. Desde o início da pandemia, em março de 2019, Mato Grosso teve 561.048 casos confirmados de covid-19 e 14.073 óbitos.
Além disso, a Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, apontou crescimento de pessoas com sintomas gripais na Capital e confirmou casos de pacientes com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, a dupla infecção é conhecida como 'flurona' (junção das palavras "flu" - gripe em inglês - com "coronavírus").
Recomendações – A SES-MT informa que já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar as medidas de distanciamento entre as pessoas e biossegurança como uso de máscaras faciais.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo corona vírus e influenza:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais colaboradores e colaboradoras do Judiciário que se encontram com sintomas gripais ou com suspeita de Covid deverão ficar em teletrabalho e comunicar o caso a chefia imediata e à Administração, pelo e-mail alertacovid@tjmt.jus.br.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT