Da Redação
Entre janeiro e setembro deste ano, foram registradas em Cuiabá 3.089 ocorrências de estelionato,e, em todo Estado de Mato Grosso houve o crescimento de quase 55% desses crimes, segundo a Polícia Civil. O aumento motivou a instalação de uma delegacia especializada na Capital reforçando a atuação investigativa na apuração de crimes dessa natureza.
A Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes foi instalada no prédio da antiga 2ª Delegacia de Cuiabá, no bairro Planalto, que foi readequado e equipado para acomodar a estrutura investigativa da nova unidade policial.
O delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, o diretor Metropolitano, Rodrigo Bastos e o delegado regional da Capital, Wagner Baassi visitaram a estrutura e se reuniram com as equipes de trabalho, que tem mais cinco delegados na gestão e na condução das investigações de estelionatos e outras fraudes.
Crescimento dos golpes - Considerando apenas os registros de estelionatos praticados em Cuiabá, o crescimento entre os anos de 2019 e 2020 foi de 35,6%, enquanto que os dois principais crimes patrimoniais – roubo e furto apresentaram queda nas ocorrências. Os registros de roubos cometidos na Capital tiveram queda, no mesmo período, de 26,6%, e o de furtos obteve redução de 32,4%.
O delegado regional de Cuiabá pontua que a instalação da nova delegacia se mostrou necessária diante do crescimento exponencial dos crimes de estelionato, que é praticado utilizando variadas modalidades de golpes. “Precisávamos de um olhar mais próximo da ação delituosa e a criação da nova delegacia traz um trabalho especializado da Polícia Civil para chegar aos criminosos, assim como também trabalhar a prevenção e orientação”, afirma o gestor.
Para o delegado-geral, Mário Dermeval, a instalação da nova estrutura da Delegacia de Estelionato é essencial, uma vez que apesar de já ter existido no passado e permanecer criada em legislação estadual, a unidade estava funcionado apenas como núcleo em um dos cartórios da antiga 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé. e que a unidade vem atender uma demanda necessária, visto que o crime organizado cada vez mais tem migrado a sua atuação para golpes de estelionato.
“Vamos providenciar a implantação de um Núcleo de Inteligência dentro da unidade e trabalhamos a ideia de um prédio exclusivo para a Delegacia de Estelionato, com um efetivo maior e melhor amparo tecnológico, que atualmente a investigação de crime de estelionato exige” È o momento oportuno da Polícia Civil preencher essa lacuna com qualidade e ser destaque no combate a esse tipo de crime”
Outra atuação da Delegacia de Estelionato é reforçar as ações preventivas e de orientação à sociedade para evitar que as pessoas caiam em golpes, que trazem prejuízos financeiros e muitas vezes emocionais às vítimas.
(Com informações PJC-MT)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Indústria dobra uso da IA, mas será que a infraestrutura está pronta?
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Justiça manda indenizar passageiro após acidente com ônibus
Dívida não paga: TJ nega bloqueio de CNH e cartões de crédito