• Cuiabá, 24 de Agosto - 2025 00:00:00

ENERGIA - 'NÃO RECLAME, VOCÊ GASTOU!'


A conta de energia elétrica, muitoooooo mais cara neste mês como avisou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai pesar de doer no bolso do consumidor mato-grossense.

Isso porque, lembrem, em setembro a conta já chegou com um aumento que em muitos, mas muitos casos, praticamente dobrou o valor. Não faltaram reclamações e também explicação da concessionária em Mato Grosso: Não houve aumento nas contas e sim o fato de o consumo ter aumentado no período – como segue nota da empresa.

Se não houve “aumento por parte da empresa” e a conta já veio exorbitante para muita gente, imagina o que vem por aí após a Aneel mudar a bandeira tarifária – que passou a ser a VERMELHA PATAMAR 2 – tarifa mais cara do modelo, com cobrança de taxa extra de R$ 3,5 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos...

Confira a nota da Energisa:

"A Energisa esclarece que não houve aumento recente na tarifa de energia elétrica em Mato Grosso. A última alteração tarifária ocorreu em abril deste ano, com efeito médio de redução de 2,10%. Atualmente a tarifa da Energisa Mato Grosso está em 32º no ranking das tarifas residenciais e comerciais. A empresa lembra, no entanto, que há outros encargos que podem impactar no valor final da tarifa, como as bandeiras tarifarias e impostos, e isso pode ser observado na conta de energia elétrica, no espaço “Demonstrativo”.

As bandeiras tarifárias são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e valem para todo o País e podem ser verificadas no site http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias.

A Energisa também lembra que historicamente o consumo de energia tem um aumento de aproximadamente 17% nos meses de setembro e outubro por causa das condições climáticas, como calor e tempo mais seco.  Uma ação simples que o cliente pode fazer é verificar se no ano anterior, neste mesmo período, o consumo foi similar ao de 2017. O histórico está disponível na fatura de energia elétrica - logo abaixo do valor a ser pago.

Com estas duas observações o cliente pode concluir se houve uma alteração no preço (tarifa) ou no consumo (energia utilizada).  Tais informações podem ser encontradas no site www.energisa.com.br e no aplicativo Energisa On, disponível nas versões IOS e Android."




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