Oscar D'Ambrosio
Pensar o sentido da arte e suas relações com a sociedade é um. exercício rico de possibilidades. Diversos relatos apontam que, ao final da sessão do filme 'Polícia Federal: A lei é para todos', dirigido por Marcelo Antunez, o público costuma aplaudir. Mas será que ele está de fato louvando a obra de arte?
Tudo indica que não. O que está sendo elogiado, de fato, é todo o processo envolvendo a Operação Lava-Jato e suas consequências. Essa breve reflexão pode nos ajudar a mergulhar nas densas e profundas águas do sentido de se manifestar artisticamente. Um fator essencial está na reflexão que vida e arte estão próximas, mas são distintas.
Um dado importante é que, se todos têm algum tipo de inquietação com o mundo, poucos conseguem transformar essa percepção em arte de fato. O ato de dar a uma percepção a uma visão de mundo formas, cores, imagens ou palavras demanda uma prática cotidiana complexa e que demanda o progressivo domínio de técnicas específicas.
Não basta um sentimento de alegria tristeza, exaltação ou indignação. A arte se dá nas velaturas da existências, nos interstícios do desconhecido de ser e na poética imagem, mesmo que possa parecer desgastada, daquele momento mágico em que tentamos pegar a areia na praia e ela escapa e desvanece entre nossos dedos.
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800