Da Redação - FocoCidade
A proposta de repasse de recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) para socorro à Saúde, será debatida entre prefeitos, na segunda-feira (29), às 9h30, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A entidade se posiciona contrária à tese.
O presidente da entidade, Neurilan Fraga, debate a possibilidade do Governo repassar 50% dos recursos do Fethab para quitar débitos com a Saúde. A AMM e prefeitos discordam da proposta, que pode interferir nas ações em curso.
O assunto foi discutido esta semana entre o Governo e os parlamentares estaduais. A AMM já participou de várias reuniões para debater os atrasos na saúde, considerando que o problema está prejudicando o atendimento nos municípios. Em algumas cidades o atraso chega a 10 meses em programas da Atenção Básica.
Prefeitos defendem que o Governo deve tirar de outras fontes os recursos para socorrer a saúde. A Associação propõe que o Estado reúna representantes dos Poderes e outras entidades para buscar alternativas para quitar os débitos e resolver os problemas do setor.
Os municípios começaram a receber recursos do Fethab em 2015 e desde então estão aplicando na recuperação de estradas e pontes, entre outros investimentos. Em 2016 as prefeituras receberam do Fethab o equivalente a R$ 229,6 milhões. (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira