Da Redação - FocoCidade
A proposta de repasse de recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) para socorro à Saúde, será debatida entre prefeitos, na segunda-feira (29), às 9h30, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A entidade se posiciona contrária à tese.
O presidente da entidade, Neurilan Fraga, debate a possibilidade do Governo repassar 50% dos recursos do Fethab para quitar débitos com a Saúde. A AMM e prefeitos discordam da proposta, que pode interferir nas ações em curso.
O assunto foi discutido esta semana entre o Governo e os parlamentares estaduais. A AMM já participou de várias reuniões para debater os atrasos na saúde, considerando que o problema está prejudicando o atendimento nos municípios. Em algumas cidades o atraso chega a 10 meses em programas da Atenção Básica.
Prefeitos defendem que o Governo deve tirar de outras fontes os recursos para socorrer a saúde. A Associação propõe que o Estado reúna representantes dos Poderes e outras entidades para buscar alternativas para quitar os débitos e resolver os problemas do setor.
Os municípios começaram a receber recursos do Fethab em 2015 e desde então estão aplicando na recuperação de estradas e pontes, entre outros investimentos. Em 2016 as prefeituras receberam do Fethab o equivalente a R$ 229,6 milhões. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas