Oscar D'Ambrosio
Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e, dia 6 de julho, é o 110º aniversário da artista plástica mexicana Frida Kahlo (1907 - 1954). Sua temática, essencialmente autobiográfica, suscita uma reflexão sobre o próprio ato de viver - e isso independe dos fatos de der mulher ou de ser latina.
Nessa universalidade, porém, é claro que há características muito peculiares, como o cabelo, símbolo da feminilidade; a cama e a coluna vertebral, que apontam para as suas terríveis dores físicas, desde o terrível acidente automobilístico que sofreu na juventude; e a onipresença do muralista Diego Rivera, sua complexa relação amorosa e afetiva.
Há em Frida uma intensidade que a mantém sempre atual. Ela se faz presente em seus diários, na célebre Casa Azul, hoje Museu Frida Kahlo, nas fotos e pinturas em que o casal surge junto; e nos elementos visuais que caracterizam as imagens criadas pela artista, como as flores, a vegetação e o sol.
Frida manteve o sonho vivo por mais áspero que fosse seu cotidiano. Tornou-se um mito e construiu uma narrativa sobre si mesma que gera diversas interpretações. Conhecendo melhor a mulher e a artista, mergulhamos com densidade em nós mesmos e num mundo além do sexo, da sexualidade, da biografia e do local em que nascemos.
Oscar D'Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
A saúde pública começa na farmácia!
PC: homem é preso acusado de ameaçar ex-mulher e familiares
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Atraso de cirurgia de idosa: TJ condena plano de saúde
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Urna eletrônica: entenda como o equipamento transformou o processo eleitoral brasileiro
Estado destaca obras de novos Hospitais Regionais em MT
Autismo Visível
Patentes farmacêuticas não são certificados de segurança sanitária
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde