• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

Prospere com a Excelência

Sabe quando alguém fez uma coisa pra você e imediatamente você pensou: "puxa, ela nem precisava me fazer isso!". Aquela surpresa agradável, que faz um bem danado ao perceber o carinho de alguém com sua necessidade ou problema, em uma instância que a pessoa aparentemente sequer ganha pra isso, o que causa até uma estranheza... Sorria, você acabou de vivenciar a excelência!

A excelência é exceder, ir além, fazer um pouco mais que o básico que todo mundo entrega ou que é pago pra fazer. O resultado disso? Conexões emocionais poderosas geradas pela gratidão, segurança e relacionamento contínuo. Na última linha, vendas, recorrência, fidelização e muito amor envolvido.

Reuni aqui algumas dicas sobre a excelência para que possa aplicá-la, fazendo a diferença no seu mercado e na sua própria vida. Vamos lá:

•       Excelência é uma escolha pessoal. Você escolhe viver e praticar a excelência em sua vida ou negócio. Sair um pouco mais de si pelo próximo, produzir um pouco além não porque alguém está vendo, mas porque te faz bem. É, acima de tudo, uma atitude que transforma, eleva e gera bons negócios com felicidade e fidelidade. Excelência é um estilo de vida que faz com que sua consciência te aprove por não enterrar os seus talentos e possibilidades. E com a consciência em paz, você será feliz. Por que entregar menos daquilo que você pode fazer bem?

•       Excelência não é necessariamente mais caro. A diferença é que você vai focar em oportunidades que a maior parte das pessoas em empresa simplesmente não nota ou negligência. Atuar focado em excelência não custa mais. É apenas um foco diferente sobre as mesmas coisas. É direcionar os esforços de maneira mais proativa, mais significativa. É rentabilizar sua hora trabalhada com o máximo de qualidade.

•       Excelência mora nos detalhes. A maioria das pessoas não é treinada para perceber os detalhes das coisas. Procure exercitar o olhar sobre detalhes e as oportunidades de praticar atitudes de excelência e encantamento aparecerão aos montes, surpreendendo a todos em volta. Observe atentamente em volta e perceba as inúmeras oportunidades de surpreender e encantar que o seu negócio já tem condições hoje de gerar para seus consumidores.

•       Excelência está na empatia. Colocar-se no lugar do outro, entender o que o outro está sentindo. Todos temos em algum grau a capacidade de sermos empáticos. A diferença acontece quando eu quero praticar a excelência: sem um alto grau de empatia, não percebo as oportunidades de surpreender e encantar. Notar claramente a alegria, a frustração, todos os sentimentos que fazem o outro um ser humano como nós, é um prato cheio para a excelência acontecer.

•       Excelência permeia seus processos. Reveja sempre os processos diários de sua operação, perguntando-se: "posso fazer isso de um jeito melhor?". Assim, revisite o seu jeito de agir e de reagir sobre os processos de atendimento, logística, relacionamento, compras, finanças, marketing... e procure em cada ponto pelas oportunidades de fazer algo diferente, menos oneroso e mais satisfatório para todos os envolvidos, surpreendendo sempre!

•       Excelência está no liderar. Construa junto ao seu time a cultura da excelência. Inspire pela visão de futuro e pelo seu exemplo, espalhe as boas histórias que acontecem dentro e fora de casa, pratique a excelência com o time (servir bem seu time para que ele também sirva bem seu cliente), criando um ciclo virtuoso de evolução e amor em fazer o que se faz cada vez mais e melhor.

Pratique. Inspire. Faça acontecer. Sua empresa agradece, seus clientes agradecem, sua vida ganhará muito em propósito e felicidade. Viva na excelência você também!

 

*Rodrigo Maruxo é CEO da Maruxo Consultoria e Treinamento e da Outstanding Academy, de desenvolvimento humano e autor do livro "A Magia da Excelência" www.maruxo.com.br



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