• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

Walt Disney: anos de formação

Poucas figuras são tão marcantes na história da arte como Walt Disney (1901 – 1966). Produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company, é responsável pelo primeiro longa-metragem de animação, ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (1937), além da criação de personagens célebre de desenho animado, como Mickey e Pato Donald, entre muitos outros. Isso sem esquecer os parques temáticos Disneylândia e Walt Disney World Resort

Ao longo da sua vida, Walt Disney foi e é um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular. No filme ‘As Dreamers Do: The Amazing Life of Walt Disney’, dirigido por Logan Sekulow, são narradas experiências que ele teve antes de criar o célebre ratinho, principalmente a infância numa fazenda em Marceline, no Missouri.

Alguns aspectos pouco conhecidos da vida do criador visual são tratados como a maneira como realizou seus primeiros trabalhos visuais. É curioso ainda saber, por exemplo, que, como não havia atingido a maioridade, foi-lhe recusada permissão para se alistar durante a Primeira Guerra Mundial.

Por isso, junto com um amigo, passou a atuar na Cruz Vermelha, sendo enviado para a França, onde dirigia ambulâncias. De volta aos EUA, estudou na Kansas City Arts School, trabalhou em algumas agências publicitárias e ainda numa companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes.

Com sua imaginação e otimismo, Walt Disney marcou e marca gerações pela criação de um mundo irreal que se conecta ao chamado real de diversas maneiras. Talvez a principal esteja na capacidade de sua maneira de ver o mundo dos seres humanos ter encontrado uma expressão coerente, dentro de seu universo ficcional, e bem-humorada sobre aquilo que somos e sobre o que desejamos ser. 

 

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.