• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Programa encerra com 700 alunos certificados e garante vagas triplicadas em 2019


Ruan Cunha - Sicom

A conclusão do programa Qualifica Cuiabá 300 certificou em torno de 700 alunos referente às mais de 1,2 mil vagas ofertadas pela Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia de diplomação aconteceu, nesta terça-feira (18). Foram dois meses de duração em que 52 turmas puderam aprender a teoria e a prática de diversos cursos como: panificação, confeitaria, elétrica, Costura Industrial, dentre muitos outros. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, o programa é pioneiro na história de Cuiabá e tem o diferencial pela acessibilidade, uma vez que, os cursos estão presentes nos bairro sendo executados em todos os 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“Facilitamos o acesso às aulas durante os 60 dias de cursos, oferecemos o transporte de ônibus até o Centro da cidade para que pudessem realizar a qualificação. E mais uma vez o espírito materno e sensível da primeira-dama fez com os cursos fossem até a ponta, indo até os bairros, com as carretas móveis do Senai, somado a isso todos os Cras da Prefeitura para assim comtemplar todas as regiões de Cuiabá”, destacou o prefeito.

Cerca de 80% das vagas foram preenchidas por mulheres. Esse número representa um grande avanço na política pública voltada à mulher, como avalia a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do programa, principalmente como forma de combate à violência doméstica.  

“Quando idealizamos esse projeto, logo pensamos naquelas mulheres que, muitas vezes, se submetem a situações de violência psicológica, física ou sexual, chegando até sofrer feminicídio, pois por circunstâncias da vida não possuem muitas opções e acabam se sujeitando a dependência do marido. É principalmente nelas que pensamos em levar oportunidades para que possam ter a sua renda, a sua oportunidade e assim possui sua independência”, contou a primeira-dama.

 

2019

Das 1.200 vagas ofertadas, cerca de 40% entraram na taxa de evasão, em virtude de diversas situações como reprovação por falta ou por desistência no meio do curso. De acordo com o gerente-geral do Senai, Carlos Braguini, o período eleitoral de 2018 foi um dos fatores determinantes para esse número de pessoas que não completaram os cursos.

“Esse número não representa totalmente desistência. Tem alunos que fizeram o curso todo, porém foram reprovados por falta. O principal fator da não conclusão, na nossa análise, são as eleições porque elas geram uma quantidade enorme de trabalho temporário e muitos alunos se evadem para conseguir esses trabalhos ou, muitas vezes, reprovam por faltarem", explicou.

Entretanto, a perspectiva para a edição de 2019 é muito grande devido ao envolvimento da sociedade, bem como a aceitação do projeto inédito em Cuiabá. A pasta de Assistência Social irá promover uma pesquisa por região para averiguar qual o curso mais procurado em cada bairro e assim otimizar a oferta.

As vagas terão o número triplicado, em relação ao primeiro ano, ou seja, em torno de mais de 3.500 vagas, além da disponibilização de quase 20 carretas móveis ampliando o alcance aos bairros da Capital.

Novos cursos também serão integrados ao programa, inclusive os técnicos de duração de dois anos que possuem a empregabilidade bem maior, pós capacitação.

“Eu tinha uma vontade enorme de me aperfeiçoar na pintura e com essa oportunidade do Senai e da Prefeitura eu consegui fazer o curso porque a pintura tem muita procura, ainda mais no final de ano, em que muitos querem reformar a casa. Temos um grupo já formado, quem precisar de pintor, estamos à disposição”, disse Júnior Riveiro, aluno do Cras CPA III.  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: