• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Prefeito discute com Conselho Municipal de Saúde o plano de ativação do novo PS


Roberta Penha - Sicom

Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho receberam os membros do Conselho Municipal de Saúde, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do SUS, que tem como função atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. 

Com a inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC, onde funcionará também o novo pronto-socorro, marcada para o dia 28 deste mês o assunto principal da reunião foi o plano de ativação para a abertura da unidade hospitalar.

“Eu tinha uma reunião no Ministério Público hoje para apresentar este plano de ativação do hospital, mas preferi adiá-la para amanhã para que eu pudesse ouvir o Conselho Municipal de Saúde antes. São vocês, conselheiros e conselheiras que sabem qual o melhor caminho devemos tomar para que consigamos mudar os rumos da saúde pública da nossa capital, por isso decidi ouvi-los antes de ir ao MP”, disse Pinheiro.

Outro tópico que mereceu uma atenção especial durante a reunião foi sobre o fortalecimento da Atenção Básica de Saúde, sobretudo em relação às unidades que estão inacabadas. O prefeito concordou com os apontamentos feitos pelos conselheiros e disse que a consolidação da Atenção Básica é um de seus compromissos com a população cuiabana. “Tenho ciência de que ao fortalecer a Atenção Básica conseguiremos desafogar a Secundária e a Terciária, promovendo um ganho real de qualidade no atendimento aos nossos pacientes. Este é o maior desejo dessa gestão”, revelou.

Ao final da reunião, Emanuel Pinheiro comunicou aos conselheiros que a partir de 2019 será estabelecida uma agenda de reuniões ordinárias com o Conselho Municipal de Saúde e deixou a cargo dos próprios conselheiros escolherem a periodicidade. Ficou estabelecido que as reuniões serão realizadas bimestralmente, para que o prefeito acompanhe de perto a situação da Saúde no município.

Os conselheiros, por sua vez ficaram muito satisfeitos com a proposta do gestor municipal e acreditam que este é um grande passo para o fortalecimento da Saúde pública em Cuiabá. “Esta é a primeira vez que um prefeito propõe uma agenda de reuniões com o Conselho. Isso demonstra a valorização do nosso trabalho por parte do gestor municipal, que poderá contar conosco para construirmos juntos uma saúde de qualidade para a população. Importante destacar também que ele se comprometeu em acompanhar de perto todas as ressalvas feitas no parecer que foi aprovado pelo Pleno em relação à resolução pela qual a gestão do novo PS será feita pela Empresa Cuiabana”, disse Julio Cesar Garcia,  vice presidente do Conselho.  

“Não tem quem queira mais acertar na Saúde pública do que eu. Não vou sossegar enquanto não colocar a Saúde de Cuiabá nos trilhos. Não sei a solução para melhorar, mas os senhores e senhoras sabem. Podemos avançar muito, por isso conto com o apoio e o trabalho do Conselho para ao final do meu mandato eu entregar uma Saúde pública muito melhor do que a que eu recebi no meu primeiro dia como prefeito”, finalizou Emanuel.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: