• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

TCE manda ex-secretário de Estado, adjunto e empresa devolver R$ 68 mil aos cofres públicos


Da Redação - FocoCidade

Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou ao ex-secretário de Estado de Gestão, Pedro Elias Domingos de Mello; o ex-secretário adjunto de Gestão da SAD-MT, José de Jesus Nunes Cordeiro; e a empresa Saga Comércio e Serviços de Tenologia e Informática Ltda., representada pela sócia Eleide Maria Corrêa, que devolvam ao erário estadual a quantia de R$ 68.484,31.

Eles foram considerados os responsáveis pelo "pagamento a mais à empresa, contratada para realizar a gestão eletrônica de abastecimento de combustíveis".

A devolução dos recursos foi determinada no julgamento da Tomada de Contas Ordinária cuja instauração constava do Acórdão 3.411/2015-TP, que julgou as contas de gestão da SAD. O julgamento da Tomada de Contas ocorreu na sessão da 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Mato Grosso, realizada na quarta-feira (12). O processo foi relatado pela conselheira interina Jaqueline Jacobsen.

No voto, acompanhado pelos demais membros da 1ª Câmara, a conselheira Jaqueline Jacobsen também determinou aplicação de multa individualizada de 10% sobre o valor do dano a cada um dos três responsáveis pela irregularidade. As multas devem ser recolhidas aos cofres do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, no prazo de 60 dias.

A conselheira fez algumas determinações na decisão. À Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Estadual do TCE-MT determinou que efetue a inclusão, no Plano Anual de Fiscalização, de procedimentos fiscalizatórios sobre os pagamentos a fornecedores, pelos órgãos e entes estaduais, mediante NEXs (Notas Extra orçamentárias) e Ofícios, concernentes aos exercícios de 2011 a 2018.

À Secretaria de Gestão determinou que instaure Tomada de Contas Especial no prazo de 30 dias, a contar da publicação do Acórdão, com o objetivo de apurar se houve ou não dano ao erário, quantificá-lo se for o caso e identificar os responsáveis, no que tange ao reajuste retroativo da taxa de administração à Empresa Saga,concernente ao Pregão 033/2011/SAD, em virtude do 2º Termo Aditivo.

Por fim, que cópias dos autos sejam encaminhadas ao Ministério Público Estadual para conhecimento e providências cabíveis.

 

Com informações TCE




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: