• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

"ATIVIDADE GARIMPEIRA"


O senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador, cobrou nesta terça-feira, 27, reestruturação do setor mineral de forma que permita agir em relação aos pequenos garimpos e explorações.

Durante a sabatina - na Comissão de Infraestrutura - da geóloga Debora Toci Puccini, indicada do Governo para compor a recém-criada Agência Nacional de Mineração (ANM), o republicano relatou várias situações envolvendo o processo de exploração em Mato Grosso.

Nos últimos anos, segundo ele, há ocorrência de vários garimpos no Estado. Disse "que nessas áreas em que ocorrem esse tipo de exploração são acentuadas fiscalizações federais, com apreensões e prisões por falta de regularização ou por estarem em áreas tituladas por outras pessoas e empresas". Fagundes questionou a indicada do Governo para a nova agência sobre a possibilidade de solucionar os diversos tipos de conflitos na mineração.

O republicano registrou que esteve, no final de semana, visitando a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), na cidade de Peixoto de Azevedo, considerada a maior cooperativa do Brasil.  Criada em 2008, a Coogavepe tem atualmente quase 6 mil cooperados ativos. Juntos somam mais de R$ 200 milhões em investimento e produzem quase 7 toneladas de ouro por ano, movimentando a economia do norte de Mato Grosso em aproximadamente R$ 1 bilhão.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: