• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Papiloscopistas pedem na Assembleia Legislativa derrubada de veto governamental


Foto: Assessoria  - Foto: Foto: Assessoria Foto: Maurício Barbant/AL
Da Redação - FocoCidade

O Sindicato dos Profissionais da Ciência da Papiloscopia e Identificação do Estado de Mato Grosso (SINPP) recorreu à Assembleia Legislativa para solicitar a derrubada do Veto 65/2018, aposto ao Projeto de Lei 232/2018, Mensagem 91, que altera a estrutura da carreira dos papiloscopistas, extinguindo a necessidade de divisão das áreas de atuação em cíveis e criminais e alterando as suas atribuições.

O pedido foi feito pelo presidente do SINPP, Idejair Conceição, nesta terça-feira (23), durante reunião com o presidente da Mesa Diretora, Eduardo Botelho, e os parlamentares Max Russi e Baiano Filho, além de diversos papiloscopistas de Mato Grosso.

Na oportunidade, os profissionais explicaram que a proposta visa corrigir alguns termos técnicos e garantir segurança jurídica aos servidores. Contudo, no veto o governador argumenta inconstitucionalidade e se compromete a enviar novo projeto de lei. Também destaca que a Secretaria Estadual de Gestão – SEGES e a Perícia de Identificação Técnica – Politec se manifestaram contra a aprovação do projeto.

O presidente Botelho, que vem discutindo a proposta com as categorias envolvidas, assegurou que irá aprofundar mais sobre a matéria e debater com os deputados. “Já ouvi o outro lado e agora vamos continuar a análise antes de colocar em votação o veto em Plenário”, afirmou Botelho.

“É muito importante para nós a sanção desse projeto porque fazemos o laudos de retrato falado, de necropapiloscópico e integro. Mas tudo isso não consta na nossa lei e provoca insegurança jurídica. Queremos a derrubada do veto para poder trabalhar tranquilos!”, disse Idejair Conceição, ao destacar que o projeto foi amplamente debatido antes da aprovação unânime na ALMT.

O sindicato também solicitou apoio para que os papiloscopistas e técnicos de necropsia, aprovados no último concurso, sejam chamados para melhorar o atendimento à demanda. Ao todo são 246 papiloscopistas entre ativos e aposentados; sendo 180 sindicalizados e 115 na ativa.

 

Com Assessoria  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: