• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Justiça manda aeronave apreendida com droga ficar à disposição da segurança de MT


Da Redação - FocoCidade

A Justiça Federal determinou que uma aeronave, apreendida em março deste ano com 350 quilos de drogas, passe a ser utilizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) nas atividades de segurança pública do Estado. A decisão é da Justiça Federal de Itaituba (PA), cidade onde a aeronave foi interceptada pela Polícia Federal (PF), Ciopaer e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).

Segundo o Governo, com capacidade para transportar seis pessoas e autonomia de cinco horas voo ininterrupto, a aeronave, modelo Cesna, já está no hangar do Ciopaer e deve começar a operar ainda este ano. Com o incremento, o Centro Integrado contará com cinco aeronaves e três helicópteros.

“A chegada de mais uma aeronave vai potencializar ainda mais nossas atividades em prol da segurança pública do Estado. Estamos recebendo um avião em excelente estado de conservação. Faremos uma revisão e vamos legalizar a documentação para, em seguida, entrar em funcionamento”, destaca o coordenador tenente-coronel PM Juliano Chiroli.

Nos últimos nove meses, janeiro a setembro, seis aeronaves foram apreendidas como parte das ações de repressão ao tráfico internacional de drogas. Estas ações resultaram na apreensão de mais de duas toneladas de entorpecentes. O trabalho repressivo foi realizado com a integração das forças de segurança do Estado, a Polícia Federal (PF) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Criado em 2006, o Ciopaer opera em ações conjuntas com as forças de segurança, Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec e Detran, visando atividades repressivas, preventivas e de salvamentos.

Ciopaer

O Executivo pontua que "as atividades do Ciopaer foram regulamentas pelo Governo do Estado em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais".

Ressalta que "atualmente, possui o efetivo de cerca de 90 profissionais das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros que atuam em funções como piloto, tripulante, mecânicos e serviço administrativo. Houve ingresso de 32 novos profissionais, após o investimento no curso para tripulantes em 2015, além de pilotos, equipamentos e reforço nos recursos para as operações. Em 2018 foi criada a primeira unidade descentralizada do Ciopaer no município de Sorriso. Já em junho deste ano, foi inaugurada o novo hangar do Centro Integrado, com mais de 4 mil metros quadrados".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: