• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

General Carneiro despenca no ranking da Educação; pontuação passa de 8,8 para 1,6


Da Redação - FocoCidade

Na Educação, o município de General Carneiro apresentou desempenho superior à média Brasil em apenas um dos seis indicadores avaliados, obtendo pontuação 1,6, considerada muito abaixo da média estadual, que é 6,5. Ao comparar os resultados das médias divulgadas em 2017com as de 2016, em relação ao próprio desempenho, o município apresentou na Educaçãoum forte decréscimo, passando de 8,8 para 1,6.

Os números preocuparam o conselheiro interino Moises Maciel, relator das contas anuais de governo de General Carneiro, referentes a 2017 (Processo nº 45888/2017). eM sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas de General Carneiro, com recomendações.

Ele recomendou ao atual prefeito, Marcelo de Aquino, que elabore um Planejamento Estratégico, com a definição de metas, estratégias, projetos e ações que visem aperfeiçoar e melhorar os resultados dos indicadores avaliados, especialmente aqueles com piores médias, de modo a possibilitar a implementação de medidas continuadas de redução das distorções apresentadas.

Apesar do resultado, o gestor cumpriu os repasses constitucionais ao setor. Aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensinoo equivalente a 32,62% da receita proveniente de impostos municipais e transferências estadual e federal, acima dos 25% previstos no art. 212 da Constituição da República.Na remuneração dos profissionais do Magistério, aplicou o correspondente a 61,49%dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb –, índice superior aos 60% estabelecidos em lei.

Já na Saúde, superou a média Brasil em 5 dos 10 indicadores analisados, atingindo assim pontuação 5, igual a média estadual de 5.

 

Com informações TCE




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: