• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

Leandro Karnal fará palestra em Cuiabá sobre Ética e Corrupção nesta terça 


Da Assessoria

O historiador e professor da Unicamp especializado em História da América, Leandro Karnal, será o palestrante do XIII Fórum de Responsabilidade Socioambiental para falar de “Ética e Corrupção no Mundo Contemporâneo”. O evento, realizado pelo Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), será no dia 09 de outubro, às 19h30, no Buffet Leila Malouf.

Karnal é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tem publicações sobre o ensino de História, História da América e História das Religiões.

O conceito de ética está no centro das discussões no Brasil. Vive-se uma crise ética estrutural que leva a um questionamento muito denso sobre o assunto. Dentre os temas que serão tratados pelo palestrante estão os limites entre ética e moral, práticas que dificultam ou facilitam o exercício da ética, e valores envolvidos entre moral, ética, sociedade e suas engrenagens.

Como historiador, Karnal aborda o tema traçando um paralelo entre história e sociedade sob o prisma de que a corrupção é um mal social, coletivo e não apenas de governo. “Não existe governo corrupto numa nação ética e não existe nação corrupta com governo transparente e democrático”, declarou Karnal em algumas entrevistas sobre o assunto.

No ranking de países corruptos, o Brasil não está na liderança, mas de acordo com Karnal, é um país onde a corrupção é endêmica e isto despertou seu interesse acadêmico sobre a raiz deste problema, porém, todas as explicações encontradas podem ser questionadas.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: