• Cuiabá, 22 de Outrubro - 00:00:00

Jovens limpam colégios eleitorais; apesar do alerta, milhares de santinhos são jogados nas ruas


Da Redação - FocoCidade

Douglas Silva está desempregado e para sustentar a família faz uns bicos como jardineiro, mas neste domingo, dia das eleições ele usou o seu instrumento de trabalho, um assoprador de sujeira para limpar as ruas lotadas com milhares de santinhos, em que pese o alerta de proibição da Justiça Eleitoral.

“Eu soube da ação quando assisti em uma matéria na TV, então hoje resolvi levantar cedo e ajudar”, conta Douglas que às 6h da manhã já estava em frente da Escola Estadual Presidente Médici, na Avenida dos Trabalhadores em Cuiabá.
A organizadora do movimento “Dia da Limpeza” é a Associação Política Jovem (Apj), que atua em Cuiabá desde 2010 promovendo ações de conscientização política e cívica. 

Em Cuiabá o entorno das escolas limpas foram: Presidente Médici, IFMT, Liceu Cuiabano, Rita Caldas, Souza Bandeira, Padre Wanir, Aerolina, Pascoal Moreira Cabral e a Universidade Federal de Mato Grosso.

O presidente da entidade Rafael Rabello destaca que o Dia da Limpeza é realizado há cinco eleições consecutivas, mas neste ano além de Cuiabá, a ação também foi realizada em cidades do interior do Estado entre elas Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.

A fisioterapeuta, Fernanda Gonçalves participou pela primeira vez da ação incentivada pela mãe, a servidora pública Sandra Anunciação.

“Resolvi participar da ação, para mostrar a população que eu quero Mudança, e que ela começa por nós, e também para mostrar aos candidatos porcalhões, que eles não são bem vindos. Penso que candidatos que não conseguem respeitar a legislação, antes mesmo de serem eleitos, não merecem ocupar cargo almejado”, relata a fisioterapeuta.
Sandra segue a mesma linha de pensamento da filha.

“Participo primeiramente por ter motivação e coincidência ambiental, além disso acompanho o trabalho da equipe APJ desde 2010, onde eles sempre visam conscientizar as pessoas da importância de zelar pelo nosso meio ambiente”, afirma.

O candidato a Deputado Estadual pelo PV, Faissal Calil, participou do Dia da Limpeza, ele é o presidente fundador da APJ e idealizador da ação. Neste domingo, o pevista limpou a Escola Estadual Ferreira Mendes no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

“O que me causa mais indignação é que vários candidatos novos acabam emporcalhando nossas seções. Várias pessoas novas que falam bonito, mas na hora de agir...fazem errado”, disse.
Todo o lixo recolhido será encaminhado para empresas de reciclagem.

 

Com Assessoria