• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Urnas sorteadas para votação paralela são monitoradas por câmeras


Da Redação - FocoCidade

A Justiça Eleitoral informa que as três urnas sorteadas para participarem da auditoria Votação Paralela já estão no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). A última urna a chegar foi a da 10ª Zona Eleitoral, seção 387, Escola Estadual Pindorama, no bairro Santa Cruz, município de Rondonópolis.

O sorteio foi realizado na manhã do sábado (6) com a fiscalização de representantes dos partidos políticos e da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo ainda transmitido ao vivo pelo canal do tribunal no Youtube.

As urnas serão auditadas no domingo no Centro de Eventos do Pantanal. Até lá, elas ficam guardadas no plenário do TRE, sendo monitoradas por câmeras de forma ininterrupta para garantir que ninguém se aproxime das mesmas. O monitoramento pode acessado ao vivo pelo link https://www.youtube.com/watch?v=3TzE8pJONzQ.

Foram sorteadas junto a urna de Rondonópolis a urna pertencente a Zona Eleitoral  55,  seção 229, da Escola Estevão Alves Corrêa, no bairro Tijucal, Cuiabá, e urna  da Zona 20, seção 569, Escola Municipal Maria Pedrosa de Miranda, bairro São Mateus, Várzea Grande.

Outras três urnas foram sorteadas, desta vez para checagem dos softwares instalados. Nestas urnas, o juiz responsável pela Zona Eleitoral, assim como os fiscais, vão até o local de votação antes do início do pleito às 08 horas e emitem relatórios de software, fazendo a conferência com os softwares já auditados anteriormente. Foram sorteadas as urnas da Zona 51, seção 093 (Cuiabá), Zona 44, seção 237 (Guarantã do Norte) e Zona 38, seção 111 (Santo Antônio do Leverger).

Saiba como funciona a Auditoria da Votação Eletrônica

Antigamente conhecida como votação paralela, a auditoria da votação eletrônica é realizada no mesmo dia das eleições. Trata-se de uma auditoria por meio de amostragem, realizada com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. A sociedade pode acompanhar todo o trabalho, seja pela transmissão ao vivo na internet, seja pessoalmente, no Centro de Eventos do Pantanal.

O objetivo é comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado, pontua o TRE.

 

Com informações TRE




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: