• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Prefeitura e PF levam orientações sobre uso seguro da internet para estudantes de rede municipal


Da Redação - FocoCidade

Parceria entre a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C), e a Polícia Federal levará para cinco escolas municipais de educação básica (EMEB) uma rodada de palestras sobre o uso seguro da internet, deveres e cuidados relacionados à rede mundial de computadores. O trabalho é voltado aos estudantes do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental.

A agenda de trabalhos foi aberta, oficialmente, nessa quinta-feira, 28, com um diálogo dirigido às turmas da EMEB Taciana Balth Jordão, no bairro Jardim Paraíso. Como explica o coordenador do Núcleo  Tecnológico Municipal "Maria Tereza da Silveira Gava", professor Nilton Matsui, a intenção é sensibilizar grupos escolares quanto às responsabilidades e cuidados a serem tomados, evitando que estes se colocem em situação de risco. A capacitação também inclui a mesma temática sendo trabalhada dentro de sala de aula pelos professores.

"Esta é uma forma de prevenção aos crimes com uso da internet. Nosso objetivo é que nossas crianças e adolescentes sejam preparados para fazer pesquisa de maneira segura, responsável. Primeiramente, temos as palestras. Depois, os professores estarão com materiais e aulas preparadas para discussão em aula", falou Mitsui.

Nessa quinta, durante um bate-papo com os alunos da EMEB do Jardim Paraíso, os policiais federais Luciano Tavares, Davi Santos Silva e Marta Azevedo, da Delegacia da Polícia Federal em Sinop, falaram sobre crimes cibernéticos, cyberbullying, riscos ofertados pelo uso não seguro de ambientes virtuais, perfis fakes utilizados para aliciamento de crianças, crimes de pedofilia, entre outros pontos.

Coordenadora da unidade de ensino, a educadora Michelly Trivelin falou sobre a importância do trabalho conjunto e o diálogo proporcionado pelos agentes federais de segurança e a Prefeitura. "Este é um assunto muito importante e vem ao encontro de outro projeto que estamos trabalhando na escola, que é sobre nomofobia. Isto está ajudando e complementando os alunos na questão de o que eles podem, o que eles devem e conseguem estar fazendo na internet. Nós, enquanto escola, achamos muito importante esta parceria", frisou. 

O cronograma de palestras com as datas das demais exposições ficará a cargo do Núcleo Tecnológico. Conforme explica, ainda, Matsui, vão receber as formações as escolas Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller (previsão de 17/10), Maria Amaro (18/10), Basiliano do Carmo (23/10) e Rodrigo Damasceno (24/10).

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: