• Cuiabá, 17 de Abril - 00:00:00

Ministro anuncia nova etapa para garantir ferrovia até Cuiabá


Da Redação - FocoCidade

Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, anunciou novas ações que devem respaldar a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá.

Durante sua visita à Capital, na semana passada, em agenda com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o ministro informou que o processo de renovação do contrato de concessão com a empresa Rumo, Ferrovia Malha Paulista, já está sob análise do setor jurídico do Ministério dos Transportes para que seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Após essa etapa a prorrogação do contrato poderá ser assinada.  

“O processo de renovação prevê ampliação de contrato para mais 35 anos de concessão para a Malha Paulista, ampliando sua capacidade de atendimento para mais 75 milhões de toneladas, triplicando a capacidade hoje existente que é de pouco mais de 19 milhões”, frisou.

Considerou que “esperamos trazer o ramal até Cuiabá para que a carga dessa região seja levada até os Portos de Santos”.

O presidente do Fórum Pró-Ferrovia Senador Vicente Vuolo em Cuiabá, Francisco Vuolo, disse "ser um sonho que está se tornando realidade, pois agrega valores e interesses tanto do governo federal como municipal", além de interesse econômico por parte da empresa, responsável pela concessão da Ferrovia. “A empresa já firmou um compromisso em trazer a Ferrovia até Cuiabá, passando primeiro por Rondonópolis e posteriormente subir até o Norte de Mato Grosso”.

Um documento foi entregue ao ministro com um resumo de todas ações que vêm sendo executados na Capital. “Não podemos pensar em um estado como o nosso, tendo a produção transportada apenas por caminhões. Precisamos dos caminhões, de ferrovias e hidrovias”, disse o presidente.

"A ferrovia Senador Vicente Vuolo já é uma realidade no Estado. Transporta hoje 18 milhões de toneladas entre milho, soja, farelo, combustível e outros elementos. Nós precisamos de uma malha ferroviária cortando todo o estado”, concluiu Vuolo.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: