• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Taques diz que parcerias público-privadas são vias para superar gargalos logísticos em MT


Da Redação - FocoCidade

O governador Pedro Taques (PSDB) apresentou durante o evento “Diálogos Hidroviáveis”, nesta semana, as ações realizadas nos últimos três anos e meio para superar os gargalos logísticos em Mato Grosso. Pontuou que "o Governo encontrou nas parcerias público-privadas (PPPs) uma alternativa para garantir mais investimentos em infraestrutura, que é hoje um dos maiores desafios administrativos em razão da falta de recursos. As parcerias, conforme pontuou, continuarão a ser a aposta de sua gestão no segundo mandato".

Taques explicou que o Estado possui capacidade de endividamento, mas que, em função das obras para a Copa do Mundo de 2014, não dispõe mais de capacidade de pagamento. As obras para o evento esportivo terão que ser pagas pelo Governo até o ano de 2020.

Na defesa de sua gestão, considerou que Mato Grosso possui 6.638 km de estradas pavimentadas, dos quais mais de 2.600 foram feitos durante sua gestão. “Mato Grosso foi criado em 9 de maio de 1748 e em três anos fizemos 20% de todas as estradas que hoje são asfaltadas. Mesmo diante da mais grave crise econômica do país, conseguimos continuar a contribuir com o escoamento de tudo que aqui é produzido, mas é bom lembrar que estrada não serve só para isso, estrada é importante para a locomoção das pessoas. Fizemos muito, com pouco [dinheiro] e em pouco tempo”, disse.

Reconhecendo que ainda precisam ser pavimentados mais de 8 mil km de rodovias, Pedro Taques prometeu que dará continuidade ao modelo de concessões adotado neste primeiro mandato. "O Governo do Estado lançou o Pró-Estradas Concessões, programa de parcerias com o setor privado para investimentos em logística em Mato Grosso. A expectativa da atual administração é atrair investimentos privados na ordem de R$ 1,5 bilhão com a concessão de trechos de rodovias estaduais", assinalou.

Modais alternativos

Taques também defendeu a necessidade de que sejam viabilizados modais alternativos de transporte de cargas, como as ferrovias e hidrovias. Ele ressaltou a importância de consolidar rotas fluviais como a hidrovia Paraguai-Paraná por meio da integração dos modais. Citou como exemplo a ação do Estado, atualmente em curso, de pavimentar a MT-343 na região de Cáceres. Essa será mais uma rota de acesso ao município com o porto.

Taques disse que "ainda se reuniu diversas vezes com a diretoria do Grupo Cosan, concessionária da Ferronorte, para articular a expansão da ferrovia para o Norte do Estado, passando por Cuiabá. A estratégia foi a atuar em parceria com a empresa para criar condições de que a malha ferroviária de Mato Grosso transporta cerca de 30 milhões de toneladas grãos e, com a expansão, a meta é chegar a 75 milhões toneladas".

 

Com Assessoria 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: