• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Dia da árvore será comemorado com ações de educação ambiental e arborização


Da Redação - FocoCidade

Em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), da Prefeitura de Sinop, promoveráações de arborização e educação ambiental em três unidades de ensino da rede municipal. As atividades começam às 8h pela EMEI Elisete Dallabrida, no bairro Sebastião de Matos. À tarde, às 13h, ocorrem na EMEI União e, às 15h, na EMEI Alvorada. Todas as mudas são provenientes do viveiro montado no Parque Florestal. 

O objetivo do trabalho é, por meio da arborização, despertar a consciência ambiental, chamando crianças e adultos para o exercício de zelar pelas mudas recém-plantadas ou que ainda serão. De acordo com a programação da SDS, na EMEI Elisete Dallabrida será realizada a arborização, com plantio de mudas. A instituição é a 38ª escola municipal de educação de Sinop, em funcionamento desde o mês de agosto deste ano.

Já no período vespertino, às 13h, na EMEI União, o diálogo com os estudantes versa sobre o projeto Arara e a importância das árvores para as aves. A escola localiza-se na Avenida das Itaúbas, 4251, Setor Residencial Norte, ao lado da EMEB Centro Educacional. Às 15h, na EMEI Alvorada, será realizado o plantio simbólico e distribuição de mudas às famílias. A escola localiza-se na Avenida Alexandre Ferronato, 1200, Setor Industrial, ao lado da UFMT.

Benefícios da arborização

De acordo com a SDS, as plantas transformam o gás carbônico do ar em oxigênio através da fotossíntese; contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão diminuindo o calor através da evapotranspiração das folhas e do sombreamento; proporcionam alimento e refúgio para a fauna urbana, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Outros benefícios estão na redução dos níveis de poluição através da fixação de poeira e de gases tóxicos; diminuição da velocidade dos ventos; e, também, na diminuição de ruídos; aumento nas opções de lazer em parques, praças e jardins; embelezamento das cidades.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: