• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Subgovernadoria do Araguaia


Beto Pita

A região do Vale do Araguaia é subdividida geopoliticamente em duas grandes regiões que juntas concentram 15 municípios. Mais de 123 mil pessoas habitam a região, que produz um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,429 bilhões, o que corresponde a cerca de 2,5% do PIB estadual que é de R$ 107 bilhões.

Considerando que apesar da expressividade econômica da região, o Vale do Araguaia vive um histórico de abandono por parte do Poder Executivo Estadual, queremos propor como a principal objetivo de nossa campanha a criação de uma SUBGOVERNADORIA na região do Araguaia, que será um polo administrativo do Poder Executivo.

Por décadas de história, a região do Vale do Araguaia está abandonada pelo governo Estadual. Os problemas sofridos pelos cidadãos são numerosos e trazem consequências crônicas como a falta de saúde, logística precária, longas distâncias para acesso a serviços de educação de Ensino Superior em grande parte das cidades, baixa exploração turística da região, baixa densidade demográfica, baixo índice de instalação de indústrias e de grandes empresas do varejo, além de uma série de problemas administrativos.

Prefeitos e vereadores enfrentam situações caóticas para conseguir acessar ao Poder Executivo e Legislativo estaduais. As distâncias são extremamente cansativas e acabam pesando no custo da máquina pública, o que significa mais gastos com combustível, passagens, hospedagem, alimentação, diárias e uma série de gastos que aparentemente são pequenos, mas que ao fim da conta se transformam em um alto valor custeado pelos impostos dos contribuintes.

O que acontece hoje no Vale do Araguaia é uma injustiça social, um massacre coletivo de sonhos e projetos que poderiam ser realidade, mas que não se concretizam porque esbarram no abismo que é a ausência do governo na região.

Se falta o Executivo, também falta o Legislativo. Por isso, a região precisa de um legítimo representante, que sabe de perto quais são suas necessidades e principais problemas.

Manifestando o desejo de transformar a Região do Araguaia no novo polo de desenvolvimento econômico, político e social do Estado de Mato Grosso, que esta proposta se materializa como um grande projeto político. Não se trata mais de um projeto de candidatura, é uma bandeira em defesa dos povos do Vale do Araguaia, uma região de tantas riquezas, mas que o restante de Mato Grosso, Brasil e o Mundo não conhecem, porque o desenvolvimento de fato ainda não chegou na região.

Essa proposta é, portanto, mais que um projeto de campanha, é um despertar político para a sociedade do Araguaia que quer ter voz ativa junto aos Poderes Executivo e Legislativo Estaduais. Todo custo que o Executivo tiver para criar a SUBGOVERNADORIA DO ARAGUAIA ainda será insuficiente para pagar a dívida histórica de abandono que sofre a região. Precisamos transformar tudo isso em realidade, por isso, conto com teu apoio nessa empreitada em nome de novos tempos para o Vale do Araguaia.

 

Beto Pita é consultor  agropecuário e candidato a deputado estadual pelo MDB.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: