• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Prefeito recebe design de moeda comemorativa dos 300 anos; projeto concorre a prêmio da Casa da Moeda


Da Redação - FocoCidade

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na última semana o projeto da medalha comemorativa dos 300 anos da cidade. O design, oferecido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, também celebra o centenário do órgão, fundado, como a Capital, em 8 de Abril. Um projeto de lei regulamentará o símbolo, que deverá marcar as comemorações dos aniversários, que se estendem ao longo de 2019.

De acordo com a presidente do Instituo, Elizabeth Madureira Siqueira, o protótipo concorre a um prêmio oferecido pela Casa da Moeda, podendo ter exemplares disponibilizados em prata de lei. “Este é o melhor lugar do Brasil para se fazer a medalha e eles acharam interessantíssima a proposta dos 300 anos da nossa Capital”, afirma

Pinheiro reforça que para a concepção do design foi realizada uma série de estudos relativos à simbologia da cidade e como esses símbolos se firmaram. “A arte apresentada aqui é resultado de um longo trabalho de pesquisa, que agrada, principalmente, por mostrar um desenho discreto e elegante, com temática que remete ao brasão do nosso município”, explica.

O prefeito também destaca a importância do Instituto, uma das mais antigas instituições culturais do Estado.  Fundado em 1919, por iniciativa de Dom Aquino Correia, o órgão fomenta a pesquisa e a preservação histórico-geográfica de Mato Grosso. O Instituto está sediado em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço, onde funciona conjuntamente a Academia Mato-grossense de Letras.

Assim, para que as duas datas sejam lembradas, a medalha celebra, em uma de suas faces, aos 300 anos de Cuiabá, enquanto na outra, os 100 anos do Instituto. O conceito foi elaborado pelo arquiteto José Afonso Portocarrero, que vem trabalhando com seu desenvolvimento há oito meses.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: