• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

Semana da Árvore é comemorada com programação nas escolas de VG


Da Redação - FocoCidade

Na semana em que é celebrado o Dia da Árvore (21 de Setembro) começam ações das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, nas escolas com plantio de árvores além de palestras, rodas de conversas.

Conforme programação divulgada pela prefeitura de Várzea Grande, os  eventos desenvolvidos nas escolas municipais  buscam chamar a atenção para a conscientização e o respeito à preservação das árvores destacando ações de recomposição arbórea, incentivo ao plantio e ao manejo da arborização.

“No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro. É bom lembrar que as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso tudo, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.Temos a proposta de arborizar a cidade, com plantio de mudas nas comunidades. Nesta semana os estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma série de atividades voltadas para a preservação e educação ambiental, e esse evento reforça ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado, há vários anos, na Rede Pública Municipal. “Os eventos são focados nas escolas, por acreditarmos que os jovens e crianças estão abertos  às informações, o que também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes com o meio em que vivem”, informou a secretária de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Hélen Farias.  

De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural  Sustentável - responsável pelo setor de Educação Ambiental - Viviane Souza Nascimento, todos os anos a pasta desenvolve diversas atividades nas unidades escolares, porém neste ano também será estendida  com a parceria firmada junto ao Várzea Grande Shopping, para proporcionar entretenimento, com apresentação de números musicais das escolas  públicas, fanfarras e a apresentação especial do Instituto Jaiminho.

Programaçao:  De 17 a 20 de setembro serão realizadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Profª Libia da Costa Rondon; Maria de Lurdes Toledo Areas; Vereador Zeno de Oliveira e Lúcia Leite Rodrigues, palestras, rodas de conversa com o tema arborização e a importância que a árvore tem na nossa vida e no nosso dia a dia, além de teatro e plantio de mudas de Ipês.  

Já no dia 21 de setembro estudantes da Rede Pública Municipal estarão se apresentando na Praça de Alimentação do Várzea Grande Shopping. No local eles irão também conhecer as práticas sustentáveis que o empreendimento adota, como o processo de preservação e de gestão ambiental , horta denominado de “Telhado Verde”, processo de coleta  seletiva de resíduos e o reaproveitamento da água da chuva.

Na programação haverá plantio de mudas em quatro escolas localizadas na região rural. Cada escola irá plantar seis mudas (cada uma) de Ipês roxo e amarelo. “A árvore é nativa da mata atlântica e se estende em toda a região do Centro Oeste. As unidades estão empenhadas não só em festejar o dia da árvore, mas também de desenvolverem ações que contribuem com o meio ambiente. O plantio do ipê no ambiente escolar contribui para o meio ambiente, tornando as escolas mais sustentáveis e muito mais bonitas”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Hélen Farias.   

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: