• Cuiabá, 19 de Setembro - 00:00:00

Prefeita sanciona lei que institui "Dia do Maçom"


Da Redação - FocoCidade

Foi realizado, no gabinete da prefeita Lucimar Sacre de Campos, Ato Especial com a finalidade de sancionar Lei de nº 4.387/2018 que instituí, no âmbito do município de Várzea Grande, o dia do Maçom, a ser comemorado no dia 20 de agosto, o que será inserida, a data, no calendário oficial de evento comemorativo do município.

A propositura é do vereador Rogério França Martins, que fez uma retrospectiva sobre a história da maçonaria, e destacou a Lei de sua autoria aprovada, criando o Dia Municipal do Maçom (20 de agosto).

“Homenagear a Maçonaria e seus componentes, a pretexto do Dia do Maçom, que se festeja em 20 de agosto, é uma tarefa ao mesmo tempo simples e complexa. Simples, porque os serviços prestados pelas organizações maçônicas é democrática e espontânea e complexa porque abrange não só Mato Grosso, como o Brasil e o mundo. O 20 de agosto tornou-se um símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro e foi escolhido nacionalmente em 1922. Hoje como membro da instituição me certifico de um dever cumprido”.

“Ao contrário do que muitos possam imaginar, a Maçonaria tem crescido de forma consistente ao longo do século 20, sobretudo a partir da década de 1980, ampliando sensivelmente seu número de lojas e número de adeptos. Os maçons estão presentes em todos os Estados da Federação, em todas as capitais e principais cidades do país com suas atividades filantrópicas. Em Várzea Grande estão instaladas 10 lojas, em todo o Estado de Mato Grosso com as três potencias, somos mais de 8 mil maçons. Somos uma instituição que agregamos homens livres, de bons costumes e que são referências na sociedade em que vivem. A fraternidade, o civismo e responsabilidade são os pilares da maçomaria. Somamos pelo crescimento socioeconômico dos municípios onde estamos presentes”, disse o  Grão-Mestre-Adjunto, Eleusino Ataide Passos, o Leão. Dizendo ainda que “Nesta data importante em que a Lei é sancionada, além das homenagens que prestamos,  devemos fazer um chamamento a todos os Maçons para que atentem ao fato de que  a maçonaria, sem prejuízo de suas finalidades educativas e filantrópicas, é na realidade, também uma instituição político-social”, completou.

No discurso, o Venerável Mestre  da Loja Maçônica Acácia de Várzea Grande, Carlos César Apoitia, destacou que os maçons modernos são grandes homens, construtores da sociedade moderna e conquistadores da dignidade dos povos.

“Somos homens maçons cujos exemplos devemos sempre aos mais velhos, e nos espelhar. Somos construtores de uma sociedade sustentada pelos pilares da liberdade, igualdade e fraternidade. Primamos por um mundo mais justo e perfeito e  uma sociedade feita com trabalho e harmonia, pois o futuro está à nossa frente e em nossas mãos. Hoje é um dia especial para nós, o reconhecimento desta cidade por meio da aprovação de uma lei proposta pelo nosso irmão Thiago Coelho que  levou a ideia ao vereador Rogério França Martins  para elaboração de uma lei, aprovada  por todos os vereadores e agora sancionada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. Agora passamos a ter uma responsabilidade maior em cumprir com os nossos objetivos”, disse o Venerável Mestre Carlos Apoitia.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, disse que todos os segmentos da sociedade civil organizada são importantes e cumprem cada qual seu papel junto a sociedade e acima de tudo contribui para o desenvolvimento social do município. “A Maçonaria está presente em fatos históricos há séculos. Ela luta para transformar o mundo numa sociedade mais fraternal. O que queremos é unir todos em torno de um único objetivo, o desenvolvimento de Várzea Grande. É com honra que sanciona esta Lei e acredito que a Maçonaria nos últimos anos vem trabalhando ativamente através dos seus diretores, veneráveis, de forma célere e hoje neste dia histórico mais do que nunca procuram unir as lojas. Eu os cumprimento pelo trabalho que realizam não só na nossa cidade como em cidades vizinhas, tenho pelos senhores o maior respeito, a maior admiração”, disse a prefeita.

O secretário interino de Governo e de Administração, Pablo Gustavo Moraes Pereira, disse que na condição de membro da entidade parabeniza  todos os maçons pelo Ato Municipal e também, por estarem sempre em busca da sabedoria, da virtude, da justiça e do bem. “Aproveito a oportunidade para agradecê-los por tudo o que fazem por Várzea Grande, levando esperança e solidariedade a quem mais precisa e ainda, ajudando a transformar vidas. É disso que nosso município precisa. Por tudo isso, em nome de todos os que aqui estão quero dizer que é motivo de grande honra para Várzea Grande receber a todos e prestar esta justa homenagem”, concluiu o secretário.

 

Com Assessoria