• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Wellington propõe implantar hospital regional em Tangará para contrapor caos na Saúde


Da Redação - FocoCidade

O candidato ao Governo do Estado pela coligação ‘A Força da União’, Wellington Fagundes (PR), prometeu ampliar a rede local de atendimento à saúde em Tangará da Serra, durante reunião realizada, na segunda (20), com lideranças políticas e com a imprensa local de Tangará. Após ouvir críticas sobre a atuação do Governo na Saúde, o republicano acentuou o discurso de construção de um hospital regional.

Distante 242 quilômetros de Cuiabá, a cidade soma mais de 84 mil habitantes, mas segue desprovida de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não possui nenhum hospital público de média e alta complexidade.

O único hospital da cidade recebeu investimentos de R$ 8 milhões, todo ele feito com recursos próprios do município. “Além de infraestrutura viária, a maior demanda de Tangará da Serra e de municípios vizinhos é estrutura de atendimento na saúde. Por isso acredito, que de maneira pontual, possamos buscar parcerias para transformar esse hospital municipal, erguido pela prefeitura, em um hospital regional, realizando as adequações pertinentes e os repasses devido para esse atendimento em média e alta complexidade”, pontuou Fagundes.

Conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde, Tangará da Serra – considerada polo na sua região – não tem leitos de UTI adulto, pediátrico e nem neonatal. A ausência desse atendimento de alta complexidade obriga pacientes a um diário deslocamento para Cuiabá, cidade com melhor estrutura de atendimento e mais próxima do município.

Wellington ressalta que saúde de qualidade e com atendimento abrangente é uma reivindicação antiga do tangaraense. “Um governo precisa cuidar de pessoas e o atual governo não atende à população e nem quita compromissos na área da saúde”, frisou.

Vice-prefeito de Tangará, Renato Gouveia (PR), conta que após a conclusão do hospital municipal houve promessa de repasses mensais pelo Governo do Estado. “Nada aconteceu e mais de R$ 2 milhões deixaram de ser repassados”.

Com atendimento feito por meio de um hospital regional, Gouveia explica que cirurgias de média complexidade poderiam ser feitas localmente, sem a necessidade de deslocamentos de ambulância para a Capital, por exemplo. “Iríamos desafogar Cuiabá e gerar economia aos municípios sem o translado de atendimento. Fora isso, geraríamos emprego e renda porque um hospital regional atrai investimentos privados para área”.

Infraestrutura

Outra demanda da região é a pavimentação da MT-339 e da recuperação da estrada que interliga Cuiabá a Tangará da Serra. “Existe um compromisso nosso, em plano de governo, de atuar de forma positiva para a chegada de ferrovias, como a Fico e a Ferrogrão, mas é fundamental investimentos na construção de rodovias. Sou presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog), conheço os caminhos e sei como atrair recursos e parceiros para reconstrução do nosso Estado”, destacou Wellington. 

Em entrevista à imprensa, Wellington pontuou o foco municipalista de dar atenção diferenciada aos municípios, e destacou ações realizadas na cidade, como o primeiro grande investimento em tratamento e captação de água para região. “Um projeto pensado para 20 anos e que ainda hoje é um dos maiores já aplicados na cidade e que atende à sociedade local. Assim como em Água Boa e Juína, sou conhecido como o homem da água", comentou.

Fagundes lembrou que "como deputado federal, conseguiu viabilizar recursos de emenda parlamentar para a implantação do primeiro serviço de esgotamento sanitário de Tangará", assinalando ainda  "outro ganho proporcionado pela atuação parlamentar, a reforma da feira dos pequenos agricultores". 

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: