• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

Taques promete continuar com Caravana e Pró-família, na mira de adversários nas eleições


Da Redação - FocoCidade

Governador Pedro Taques (PSDB) prometeu em seu Plano de Governo dar continuidade e ampliar os programas Caravana da Transformação e o Pró-família, que são alvo de críticas e ações na Justiça a cargo de adversários nas eleições 2018.
 
Os dois programas são considerados de extrema relevância pelo governador, pois beneficiou as pessoas mais humildes do Estado. “Nós vamos continuar e ampliar os serviços. Queremos chegar num momento em que não precisaremos de ações como essas. Mas hoje são medidas necessárias, que ajudam quem mais precisa”, explicou o Governador.

Na interpretação de adversários, como o PDT de Zeca Viana, os programas pontuam suposto "cunho eleitoreiro". 
 
O Governo por sua vez, defende o foco social dos programas. "Criada em 2016, a Caravana da Transformação levou serviços de saúde e cidadania para todas as regiões de Mato Grosso. Foram realizadas 14 edições nas cidades de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Juína, Alta Floresta, Jaciara, Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Porto Alegre do Norte e São José dos Quatro Marcos."
 
Levantamento do Executivo aponta que "no total, 66.409 cirurgias oftalmológicas foram realizadas, sendo a maioria de catarata. Além do serviço de saúde, a Caravana também ofereceu serviços de cidadania, como emissão de documentos e até teste de paternidade. Além da participação dos órgãos do Estado, o programa também contou com a parceira do Poder Judiciário, Exército, Ministério do Trabalho e sociedade civil organizada. Mais de 300 mil pessoas passaram pela Caravana da Transformação".
 
No Plano de Governo o governador afirma que irá ampliar os serviços. "Os serviços de saúde foram voltados prioritariamente para a população idosa. Para o segundo mandato, Taques irá ampliar os serviços de oftalmologia e também otorrinolaringologia para atender os alunos da rede pública estadual", defende o Governo.
 
Destaca ainda que "outro programa que terá continuidade na gestão Pedro Taques é o Pró-Família, que hoje atinge 25 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em 139 municípios. Cada chefe de família recebe mensalmente R$ 100  para compra de alimentos. O Governo credenciou pequenos comércios para que as famílias usem o recurso no bairro, fazendo o dinheiro circular no mercado local. O Programa significou incremento na economia local em mais de R$ 2,3 milhões".

A proposta de Taques para o segundo mandato é "ampliar o Pró-família e criar o Programa Estadual de Qualificação Profissional, que realizará cursos e oficinas para qualificar e preparar, prioritariamente, as famílias, cadastradas no Programa e no Bolsa Família, aumentando as chances de reinserção no mercado de trabalho".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: