• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Alunos da rede municipal participam do Projeto Educando para Cuiabania


Maria Barbant - Sicom

Educando para Cuiabania é um dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá e visa ensinar a história da capital mato-grossense por meio do turismo. Em sua quarta edição, neste mês de agosto os alunos da rede municipal de Educação estão visitando alguns dos mais importantes pontos turísticos da Capital como o Centro Histórico, Orla do Porto, Museu do Índio da Universidade Federal de Mato Grosso e a comunidade São Gonçalo Beira Rio.

A assessora pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Andréia Mesquita Foratto, explicou que a iniciativa resgata a história local e valoriza a cultura do povo cuiabano. “Os alunos conhecem os locais importantes da história e recebem informações sobre Ruas, Palácios, Praças, Teatro, Cinemas e outros ambientes de Cuiabá e de nossa região, além de vizualizarem as transformações ocorridas nesses espaços desde a fundação da cidade”, explica a assessora.

O professor de História da rede municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, é quem conduz os alunos nas aulas de campo mostrando a evolução histórica da Capital. Ele diz que essa é uma forma de difundir a cultura cuiabana, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade dos alunos para saber mais sobre a cidade onde vivem. 

“É importante conhecermos a história, a cultura e a identidade do ser cuiabano partindo não só da vivência teórica dos livros didáticos quando os fatos são tratados de forma mais ampla. Ao vivenciar esses espaços trazemos um significado maior ao que está sendo aprendido e, a partir daí, valorizamos o que se tem aqui, para os nascidos e os ‘pau rodados’. É a valorização da história e da cultura locais”, salientou o professor.

As escolas municipais que possuem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o 3º Ciclo, também participam do city tour, a partir da adesão ao projeto, na Secretaria Municipal de Educação.

 

Programação

Sete Escolas Municipais de Educação Básica e do campo participam este mês do city tour. Cada roteiro leva em média 40 alunos. Já participaram as EMEBC Dr. Estevão Alves Correa, da comunidade rural Rio dos Peixes, com os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a EMEBEC Nossa Senhora da Penha de França, do Distrito do Coxipó do Ouro, com alunos do Ensino Fundamental. As unidades foram ao Centro Histórico e Orla do Porto.

No próximo dia 20, das 7h às 10h30, será a vez dos alunos da EMEB Profª Alzira Valladares, do bairro Jardim Cuiabá, que vão visitar o Museu do Índio da UFMT e o Parque Tia Nair.

No dia 22, será a vez da EMEB Profª Elza Luíza Esteves pela manhã, das 7h às 10h30 e à tarde, das 13h às 16h30. A escola fica no bairro Morada do Ouro e os alunos vão visitar a comunidade São Gonçalo Beira Rio.

No dia 23, das 7h às 10h30, o city tour será com os alunos da EMEB Presidente Tancredo Neves, do bairro Jardim Araça que irão à Orla do Porto e ao Parque Tia Nair e no dia 27, a EMEB Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, com o mesmo roteiro.

No dia 20 será a vez da EMEB Jescelino José Reiners, do bairro Planalto. Os alunos vão visitar a Orla do Porto divididos em duas turmas pela manhã e à tarde.

Em todos os passeios um ônibus transportará os alunos da unidade escolar até a aula de campo. A atividade dura aproximadamente 2h30. Ao término, os alunos são levados de volta às escolas.

O city tour do Projeto Educando para Cuiabania é realizado em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esportes e Turismo e de Serviços Urbanos.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: