• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Presidente do Crea pontua contribuições das engenharias aos candidatos nas eleições


Da Assessoria-Crea

“Os profissionais do Sistema Confea/Crea têm muito a contribuir com a sociedade e queremos de forma efetiva apresentar sugestões para que os candidatos que se propõe a assumir o destino de Mato Grosso nos próximos quatro anos, tenham em mãos as sugestões das engenharias para o desenvolvimento do Estado”.

A afirmação é do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, e foi pronunciada durante entrevista a um programa de TV, na sexta-feira (20), em Cuiabá, quando questionado sobre um trabalho que o Crea-MT está desenvolvendo, elaborando propostas para serem entregues aos candidatos à governo do estado nas próximas eleições.

“Temos recebido muitas queixas e críticas, principalmente quanto à nossa capital referente à triste página sobre as obras inacabadas da Copa. Entendemos que a presença do profissional habilitado na execução da obra apenas, depois das regras estarem prontas, não tem sido efetivo. Entendemos que o profissional da engenharia deve estar presente desde o planejamento e a formatação do Edital, definindo quais os critérios deste documento e da obra. Então nós vamos sugerir aos candidatos à governo que exijam a presença dos profissionais com responsabilidade técnica desde a formatação dos editais, bem como na sua execução, depois na elaboração do contrato, e na execução das obras. Tudo com o objetivo de se evitar obras paralisadas”, detalhou o presidente

João Pedro Valente ainda acrescentou durante a entrevista que também é “queixa de muitos empresários, a pressão de órgãos públicos para o subdimensionamento das obras que precisa ser feito em detrimento da qualidade das mesmas, pensando em conseguir o melhor preço no certame. O que leva aos aditivos de contratos. Portanto a contribuição da engenharia desde a concepção da obra até a sua execução garantiria maior qualidade e evitariam obras inacabadas”, afirmou.

Os trabalhos iniciaram em 16 de julho, e reúne inicialmente um grupo de 11 profissionais, mas é solidário a contribuições. “É um trabalho que estará à disposição dos postulantes, principalmente dos candidatos ao governo do Estado ”, afirma o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

“Os profissionais querem ter mais voz e, como o Crea-MT tem uma capilaridade muito grande, surgiu a ideia de promover encontros para capturar essas ideias, principalmente do Plenário do Regional, que são os profissionais que representam as entidades de classe do Sistema Confea/Crea e Mútua em nosso Estado, para assim dizer o que o profissional de engenharia pensa e vê como demandas de suas áreas junto à sociedade mato-grossense. Um engenheiro, quando vê um problema, observa, sabe o que causou e a maneira de resolver. Tem um olhar técnico e, por isso, a opinião do engenheiro é um diagnóstico”, avalia o presidente.

Após elaboradas as propostas, as mesmas serão apresentadas aos candidatos à Governo do Estado em “Ciclo de Debates: A contribuição das engenharias para o desenvolvimento do Estado”, a ser realizado no Plenário do Crea-MT, em Cuiabá. “Às vezes, há o dinheiro para as melhorias, mas faltam bons projetos. O desafio é, estamos nos preparando para apresentar aos candidatos propostas, nos predispondo a ajudar, na implementação dessas propostas. É preciso que a gente não somente critique, mas também apresentemos propostas. Daremos essas sugestões a todos os candidatos ao governo do estado e, com certeza gostaríamos de ver contempladas estas propostas”, completou João Pedro Valente.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: